terça-feira, 19 de maio de 2015

Plano Nacional de Reeducação - O Início (parte I)


A Escola como fonte de preparação para a vida profissional

A escola do século XXI deve ser uma escola totalmente orientada e
vocacionada para a vida empresarial e com isso constituir um acrescento
para o mercado de trabalho.
É certo e sabido que o atual sistema de ensino , muito tradicionalista, não
prepara os jovens para enfrentar as adversidades e complexidades do
mercado laboral, porque as disciplinas que lhes são ministradas, muitas das
vezes não se adequam á vida real.
Muito frequentemente, temos relatos do desinteresses por parte dos jovens
em relação ás aulas e a um certo afastamento da comunidade escolar em
tentar perceber este afastamento e desinteresse. No meu modesto entender, o
problema começa logo na maneira como as aulas são dadas, e como a
formação é ministrada. Não é de todo concebivel, que durante 90 minutos,
o/a docente esteja a despejar matéria só porque tem um programa educativo
para cumprir: isto não contribui em nada para o enriquecimento do aluno e
não o prepara para a vida futura.
O sistema de ensino tradicional, não tem dado os seus frutos desde a década
de 90, mas compreende-se porque nessa altura as propostas para a revolução
do ensino e dos modelos curriculares, não eram muito faladas ou
simplesmente conhecidas.
A escola atual, a escola moderna, deve basear os seus métodos de ensino,
numa componente mais pratica, adaptada á realidade subjacente, sendo por
isso imperioso apostar num modelo inovador e diferenciador, que prepare os
jovens para um futuro profissional que lhes garanta não só a subsistência
mas também lhes possa conferir e os possam dotar das ferramentas
necessárias para enfrentar o difícil e competitivo mundo do trabalho.
Assim, é urgente reformular as disciplinas a leccionar, substituindo algumas
das que hoje em dia continuam a ser ensinadas e não têm uma componente
pratica tão forte e cimentada, por outras mais conectadas com a vida
empresarial, estabelecendo deste modo uma ligação mais direta ás empresas.
Desde logo, incluir a partir do ensino básico, uma disciplina de Educar para
a Cidadania, onde se lecciona os princípios básicos de conviver numa
sociedade, respeitando tudo e todos através da implementação de praticas tão
simples como: regras básicas de educação; o respeito pelos sinais
rodoviários; o não deitar lixo para o chão, etc., incluindo isto num Manual de
Boas Praticas Cidadãs. Com este primeiro passo, estaremos a formar melhor
as crianças de hoje em adultos de referencia do amanha.

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