segunda-feira, 18 de maio de 2015

Será ainda possível festejar em Portugal de forma segura?

Depois de quase uma semana inteiramente marcada pela violência, pelo falso moralismo e até mesmo pelo bullying, voltamos ao mesmo e a confirmar-se que a sociedade está de facto doente. Ontem, o que se assistiu nas televisões e nas ruas de algumas cidades de Portugal, foi mais um bom exemplo disso. E por um lado ficamos todos alarmados com imagens de jovens a praticar violência, ontem vimos adultos a demonstrar que também são bem capazes disso.
Começando pelo início: ir ao futebol com crianças ainda não é seguro. Por mais que nos tentem vender o peixe fresco de que ir assistir a um jogo de futebol com a família é seguro, desenganem-se, porque isso não é verdade. Ontem vi agentes policiais a procederem sem dó nem piedade a simples reacções de adeptos empolgados. Ontem vi adeptos completamente selvagens e sem atitudes de adeptos de desporto. Ontem vi adeptos quererem fazer justiça com as próprias mãos. Ontem vi adeptos que não respeitam a autoridade. Ontem vi mais do que devia, mas só veio a confirmar que Portugal de facto tem de mudar. A educação tem de mudar e preocupa-me imenso as gerações que se avizinham.
Se por um lado temos adeptos que só se preocupam em gerar violência, temos também agentes de autoridade a não olhar a meios para exercer a sua função, quer seja de forma violenta como de forma animalesca. Eu como milhares de portugueses tive a oportunidade de visualizar aquelas horríveis imagens em que um homem foi violentamente agredido em frente à sua própria família e com duas crianças presentes. Esta será talvez uma das imagens mais marcantes desta década num dia em que supostamente seria de festa.
Mas se por um lado vi alguns agentes da PSP a reagir de forma grosseira, vi também adeptos em confrontos no Marquês de Pombal a reagirem e a provocarem a ira dos agentes de autoridade. Por momentos até pensei que estava a ver aquelas típicas manifestações que normalmente acontecem em França, onde os manifestantes normalmente protestam por melhores condições ou por qualquer outro motivo humano. Porém em Lisboa e em Guimarães isso esteve fora de questão. Estando presente apenas violência gratuita num dia de entretenimento.
As imagens de ontem não são apenas actos involuntários, porque nota-se perfeitamente o sentimento de represália e que de certo modo está relacionado com o que se está a passar no país. Será ainda possível festejar em Portugal de forma segura?

2 comentários:

  1. Fiquei incomodada com as imagens que vi agora ao almoço na TV (CM). A polícia agredindo pai e avó de uns meninos que assistiram a tudo. Não dá para acreditar.

    ResponderEliminar
  2. Com policias a actuar desta forma, mais a mais tratando-se de um graduado, por isso mais responsável, a insegurança do cidadão instala-se. Quem está a seguir esta informação na TV, fica ainda mais incomodado com o desenvolvimento desta situação, pois se não fossem as imagens recolhidas que desmentem o polícia, o cidadão agredido está acusado de ter rasgado a farda e cuspido na autoridade, o que era impossível por estar algemado. Quem tem a coragem de descer tão baixo só merece o nosso repúdio. Isto ultrapassa tudo o que era imaginável numa sociedade civilizada.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.