domingo, 21 de junho de 2015

EÇA 2015

EÇA 2015
Na famosa entrevista de Eça de Queiroz do Ano Novo de 1872 com o Ano Velho de 1971, deu-nos a conhecer a sua opinião sobre o sistema vigente em Portugal; vejamos:
-Um ministério  é uma colecção de homens encarregados de governar o País, isto é, de ter a mão na chave da despensa.
-Um partido é um "ónibus que leva aos empregos"
-A política é a ocupação dos ociosos, a ciência dos ignorantes e a riqueza dos pobres.
-e a questão da fazenda(...) uma espécie de nós que todos, um por um, são chamados a desatar- e que cada um aperta mais, acontecendo que a alguns fica «na mão o pó da corda», pó com « que se compram os melões».

O Governo!O País esperava dele aquilo que devia tirar de si mesmo, pedindo ao Governo que fizesse tudo o que lhe competia a ele fazer!...Queria que o Governo lhe arroteasse as terras, criasse a sua indústria, escrevesse os seus livros, alimentasse os seus filhos, erguesse os seus edifícios, lhe desse a ideia do seu Deus! E quando o Governo faz tudo, o povo estira-se ao sol e acomoda-se para dormir.

Se nós compararmos a nossa vida neste século, vemos desenhada muita da apregoada ideologia política em muitos partidos, vemos aparecerem  figuras como Mário Soares, Cavaco, Sampaio, Guterres, Sócrates, Durão, Passos, Jardim Gonçalves, Oliveira e Costa, Vale e Azevedo, Rendeiro, Lelo, Jerónimo, Arsénio, e tantos outros, que poderiam terem um lugarinho nestas opiniões queirosianas e que conduziram os portugueses,sofridos, para a sombra da bananeira

Ao invés, os Alfredo da Silva, Mellos, Champalimaud, Américo Amorim, Mota, Vinhas, Queiroz Pereira, Belmiro,virando as costas aos governos, criaram monstros comerciais ou industriais, que tiram os portugueses do sol e acordam-nos para uma vida digna de trabalho.
duarte dias da silva

1 comentário:

  1. É graças a Eça que vemos que, mesmo após mais de cem anos e três Repúblicas, mesmo com quase 50 anos de um intervalo ditatorial, a política portuguesa não mudou. Recomendo a leitura de "Uma Campanha Alegre".

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.