quarta-feira, 17 de junho de 2015

PELO MENOS O APURAMENTO DOS SUB-21 PARA OS JO'2016


Resultado de imagem para SIMBOLO DOS JOGOS OLIMPICOS BRASIL 2016

Tem início amanhã quinta-feira dia 18 de Junho, na República Checa, mais propriamente em Uherské Hradiste, a fase final do Campeonato da Europa, de selecções de Sub-21, no que se refere especificamente ao grupo B, onde Portugal está integrado, conjuntamente com as selecções da Inglaterra, Itália e Suécia, cujo objectivo principal e segundo o grande desejo do nosso seleccionador nacional Rui Jorge, será a nossa selecção poder ser apurada e poder estar presente no próximo ano no Rio de Janeiro-Brasil, nos 28ºs. Jogos Olímpicos de Verão de 2016, o que não acontece há precisamente 19 anos, tendo a sua última participação ter acontecido no já longínquo ano de 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Para que tal possa vir a acontecer, será necessário ter como objectivo principal assegurar pelo menos o 2º. Lugar do referido grupo B, ou então, caso o terceiro lugar do grupo se conjugue com a presença da Inglaterra entre os dois primeiros lugares., uma vez que a selecção inglesa, representa a selecção Britânica de Futebol representando assim nos Jogos Olímpicos o Reino Unido (referido como Grã-Bretanha, nos jogos olímpicos, que é constituída pela própria Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda), pois, depois a Irlanda do Norte sempre teve a sua própria selecção separada. Neste cenário (para já indesejável), será disputado um “play-off” para apurar a quarta selecção europeia a participar nos Jogos Olímpicos.
Se o apuramento da selecção de Portugal, vier a acontecer, como tal seria a sua terceira participação de Portugal na variante da modalidade de Futebol, depois da sua brilhante estreia ter acontecido nos VIII Jogos Olímpicos de Verão realizados em Amesterdão no ano de 1928, tendo ganho o jogo de estreia em 27 de Maio de 1928, contra o Chile por 4-2; em 29 de Maio de 1928,segunda vitória, diante da Jugoslávia por 2-1, duas fortes selecções para a época, só vindo a ser derrotada pela desconhecida selecção do Egipto em 4 de Junho de 1928 por 1-2, terminando assim o prolongar de um sonho. Este feito perdurou durante muitos anos na memória dos adeptos portugueses como o maior momento do futebol nacional. Até à saga dos sempre inesquecíveis “Magriços” em 1966, no Mundial de Inglaterra, com o seu brilhante 3º. Lugar.
Finalmente no ano de 1996 em Atlanta nos 23ºs.Jogos Olímpicos de Verão, de novo o futebol português marcou presença com um honroso 4º. Lugar, somente batido pelo Brasil, por 0-5.
Nessa selecção de então fez parte o actual seleccionador nacional Rui Jorge.
Nos 26ºs. Jogos Olímpicos de Verão em Atenas em 2004, a participação de Portugal, no futebol, quase passou de despercebida, pela mão do seleccionador José Romão.
Depois de uma fase de apuramento 100% vitoriosa, todos os portugueses ficam ansiosos por uma participação honrosa dos nossos sub-21, e que pelo menos os objectivos sejam pelos o alcançar da participação nos 28ºs.Jogos Olímpicos de Verão no próximo ano a realizar em Terras de Vera Cruz. 



(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD   de 17 de Junho de 2015)

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.