sexta-feira, 26 de junho de 2015

SELECÇÃO DE SUB-21 PARA JÁ COM OBJECTIVOS ALCANÇADOS


Resultado de imagem para CAMPEONATO DA EUROPA DE SUB-21
Com o empate verificado ontem de (1-1), frente à sua congénere da Suécia e referente ao grupo B, e á terceira jornada deste grupo, jogo efectuado no Estádio Municipal de Miroslava Valenty em Uherske Hradiste, na República Checa, a selecção de Portugal na categoria de Sub-21, nesta fase final do Campeonato da Europa desta categoria, Portugal não só atingiu o primeiro lugar do respectivo grupo B, como alcançou com direito próprio a estar presente na meia-final desta competição, que terá pela frente a poderosa selecção da Alemanha.
Para além da sua presença na meia-final desta prova, simultaneamente alcançou, tendo carimbado com este primeiro lugar, um dos principais objectivos traçados antes do começo deste Campeonato da Europa de Sub-21, o de ter atingido um dos maiores desejos e  “sonhos”,  do seleccionador nacional Rui Jorge, que era antes de demais e acima de tudo o de procurar um dos primeiros dois lugares do grupo B, e assim poder atingir a participação de Portugal nos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, o que não acontecia, desde de 2004, em Atenas-Grécia, nos 26ºs. Jogos Olímpicos, pela mão do seleccionador de então José Romão, aliás de má memória, que praticamente passou de despercebida a participação de Portugal, com nomes sonantes na altura do futebol português de então, como por exemplo de Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida, Tiago, Hélder Postiga, Luís Boa-Morte e outros, e onde se verificaram as derrotas frente ao Iraque por 2-4; Costa Rica igualmente pelo mesmo resultado de 2-4, e por fim uma vitória consoladora frente à selecção de Marrocos por 2-1, mas que não limpou a má imagem desses Jogos Olímpicos de Atenas de 2004.
Assim esta será a quarta participação de Portugal, depois das participações nos Jogos Olímpicos de Amesterdão em 1928, Atlanta 1996 e de 2004 em Atenas, na variante de futebol. Agora será nos próximos e 28ºs. Jogos Olímpicos de 2016 a disputar no Rio de Janeiro em 2016.
Mas vamos por partes e pensar primeiramente neste Campeonato da Europa de Sub-21 a ser disputado na Republica Checa e depois vamos ter praticamente um ano para se pensar seriamente na participação nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Matéria de futebolistas não falta para Rui Jorge e toda a equipa técnica de Portugal poderem fazer um trabalho e terem uma boa presença, nesses jogos em terras de Vera de Cruz no próximo ano.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal RECORD   de 25 de Junho de 2015)

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.