quarta-feira, 24 de junho de 2015

Sonho ou Ambicao?

É importante nos dias que atravessamos, que a confusão semântica e vivenciada não se instale nas nossas cabeças, sob pena de nos desiludirmos perante determinados objetivos.
Todo o profissional, ambiciona a progressão na carreira mas também sonha em chegar mais longe na sua meta profissional, do que se limitar ou limitar as suas conquistas na tentativa de ter uma vida melhor e mais organizada.
Torna-se importante distinguir, o sonho da ambição ,por forma a que os nossos objetivos profissionais fiquem mais nítidos .
O rigor na escolha de determinado caminho no mercado de trabalho, é por demais importante pois é esse caminho que vai ditar as escolhas que iremos fazer ou ser "obrigados" a fazer , por imposição alheia do mercado laboral, quando chegar a altura de tomar decisões .
Muitos profissionais na ânsia,  mais do que justa e compreensível, de impactar um novo impulso á sua carreira, deixa que os seus anseios tomem conta da racionalidade de uma decisão que se quer séria e ponderada .
É crucial, o facto de sabermos quando atingimos o ponto de enveredar por um sonho ou prolongar a nossa tão almejada ambição, porque quando estes dois itens se misturam, por vezes torna se difícil compreender e distinguir um do outro.
Ambos são legítimos, e ambos são perfeitamente materializáveis na medida em que simbolizam a expansão mais do que natural do profissional , que busca novas metas e desafios .
No entanto, a dada altura, é demasiado relevante separar as águas e colocar os sonhos e ambições em potes decisórios diferentes .
Se por um lado, o sonho determina a ambição, por outro a ambição é a constante materialização desse mesmo sonho. Por outras palavras: o sonho é o objetivo mas a ambição na busca por esse mesmo objetivo, é que vai determinar o sucesso no seu alcance.
Assim sendo, vai haver um momento em que terá de se decidir entre o sonho e a ambição, pese embora ambos num primeiro momento, sejam como que indissociáveis.
A questão que está colocada como título deste artigo, não é de todo despiciente e serve mesmo como ponto de partida, para o que realmente queremos alcançar : um sonho ou a ambição ?
Se for um sonho, ele é concretizado e depois direcionamos a nossa percepção para o próximo sonho ; se pelo contrário, se trata de uma ambição, esta é mais desafiadora pois vai nos colocar sempre á prova, induzindo as nossas capacidades e competências muitas vezes em constantes guerrilhas pérfidas, que só irão servir para adiar aquilo que em certas situações se torna o inevitável.
Lutar pelos sonhos é sempre bom e de salutar , mas transformá-los em ambição e fazer disso uma "batalha' constante , torna se muito mais proveitoso, porque no final a recompensa será sempre melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.