segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"BALDIO DO POVO"

                                 DOS PROBLEMAS DA INFLAÇÃO
Se alguém não quiser ficar sabendo nada do que é o fenómeno da inflação, se alguém quiser ficar sem perceber o que lhe dá origem, se alguém tiver por desejo não fazer a menor ideia dos remédios que poderiam inverter o fenómeno só tem de pedir explicações aos especialistas da economia, e tanto faz que sejam de esquerdas como de direitas.
Creio que lucraríamos todos se, em lugar de não dizerem nada em sua complicada linguagem técnica, nos dissessem em termos simples se estamos consumindo mais do que produzimos, como alguém que fosse nas despesas além do que ganha; se uma fraca difusão da cultura leva as pessoas a substituirem bens do espírito por aquisições materiais que estão para lá das suas posses; se as vendas a prestações tentam a comprar o que se não devia comprar; se as despesas militares ou de espionagem ou de prestígio político não pesam de mais nos orçamentos; se não temos, a exemplo de alguns países, de passar a uma economia que limite os excessos de consumo em favor da subsistência para todos, à educação para todos, à esperança para todos.
Gostaríamos, também, de saber se há regimes económicos, já existentes ou a criar, que possam eliminar os perigos da inflação; ou, para citar um só povo com sistemas económicos diferentes, como se comporta a inflação na Formosa, onde parece não existir, e na China Popular, de onde não sai muita informação sobre o assunto.
Não é muito, supõe-se, pedirem os ignorantes que os informem os sábios, e sobretudo dos remédios; não vamos a médico para que nos explique anatomia ou fisiologia; vamos para que nos cure. O mesmo desejaríamos de economistas e políticos.

NOTA – Respigado de um texto do prof. Agostinho da Silva(Baldio do Povo)
Por Amândio G. Martins


2 comentários:

  1. Tive muita pena com o desaparecimento físico do querido prof. Agostinho da Siva. Resta-nos os seus ensinamentos.

    ResponderEliminar
  2. Mas como fazia parte de um pequeno grupo de "bons malandros", tem sido votado ao ostracismo!...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.