quinta-feira, 26 de novembro de 2015

IMPÕE-SE VARRER O LIXO INCONSTITUCIONAL


PSD/CDS, tendo após as eleições ficado em minoria na Assembleia da República, tudo tentaram para impedir um governo apoiado por uma maioria de deputados (PS/BE/PCP/Verdes), ignorando a Constituição da República, servindo-se de mentiras e inconcebíveis argumentos.

Já em desespero de causa, Passos Coelho para forcejar eleições, preconiza a alteração da Constituição; e Paulo Portas considera politicamente ilegítimo, o que a lei fundamental estabelece.

As declarações do vice-presidente do PSD, Marco António, em 24.11.2015, após António Costa ser «indicado» para 1.º ministro, uma vez mais pretenderam subverter e escamotear a Constituição do País, que estabelece que as eleições legislativas são para eleger deputados (art.º 133.º, alínea b) e não o 1.º ministro. E ao estafado argumento da alegada tradição, Marco António acrescentou que os debates eram entre presumíveis candidatos à chefia do governo. Ou seja, mais importante que a lei, são critérios e opções mais que discutíveis da comunicação social.

O antagonismo à Constituição da República, foi aliás prática corrente do ex-governo PSD/CDS, com permanentes confrontos com a mesma, quer no âmbito de Orçamentos de Estado, quer noutra legislação.

Também o presidente Cavaco Silva navegou nas mesmas águas, como confirma a sua nota de 24.11.2015, onde para além de «Indicar» (em vez de indigitar ou nomear) António Costa para 1.º ministro, justifica tal com a impossibilidade constitucional que tem, de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas.

Para além da sua anterior e contestada acção governativa, o que PSD/CDS fizeram e disseram após as eleições de 4 de Outubro, demonstra que o seu afastamento do governo é também um necessário acto de higienização ética e política e que se impõe varrer o lixo inconstitucional que produziram.

2 comentários:

  1. Sabendo-se a situação em que vegetam milhões de portugueses, sendo sabido, também, que este cavaco é a figura política portuguesa com mais anos nos mais altos cargos da nação, se ainda lhe sobrassem uns resquícios de vergonha na cara, em vez das birras com que nos vai moendo a paciência, falaria só o que fosse mesmo esencial, até se retirar em definitivo lá para o poço de boliqueime, ou travessa do "passarolo"!...

    ResponderEliminar
  2. Os Governos XIX e XX - acabaram, E ponto final. E a múmia está também a chegar ao fim. Vamos em frente, sem darmos mais CAVACO a ninguém.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.