quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A 31 DE DEZEMBRO DE 1917, NASCE O HISTORIADOR ANTÓNIO JOSÉ SARAIVA



Resultado de imagem para antónio josé saraiva


A 31 de Dezembro de 1917, nasceu em Leiria, António José Saraiva que foi um professor universitário, historiador de literatura portuguesa e ensaísta português. É vasta enorme a sua obra, destacando-se as seguintes: História da Literatura Portuguesa (obra conjunta com Óscar Lopes); Cultura; Maio e a Crise da Civilização Burguesa; O que é a cultura; História da Cultura em Portugal – (Vol. II) – Gil Vicente, Reflexo da Crise; As Ideias de Eça de Queirós; História da Cultura em Portugal – (Vol. 1); Luís de Camões; Dicionário Cínico; O discurso Engenhoso; Para a História da Cultura em Portugal (Vol. II); Para a História da Cultura Em Portugal - (Vol. I); Iniciação na Literatura Portuguesa; Ser ou Não Se Arte; As crónicas de Fernão Lopes; Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval; Estudos sobre a Arte D’os Lusíadas; A cultura em Portugal (Vol. II); A cultura em Portugal (Vol. I); A Tertúlia Ocidental; Poesia e Drama; O Crepúsculo da Idade Média em Portugal; A Inquisição Portuguesa (1955) e Inquisição e Cristãos- Novos (1969).
Recebeu os seguintes Prémios P.E.N. Clube Português Ensaio em (1991) e Prémio Jacinto do Prado Coelho em 1992.

Tendo vindo a falecer em Lisboa  no dia 17 de Março de 1993.

1 comentário:

  1. António José Saraiva foi o professor mais competente que tive na Faculdade de Letras. Sabia aprofundar os temas e perceber se o aluno estava a perceber a sua exposição. Era uma pessoa sem vaidade e de uma modéstia que nem sempre era compreendida decentemente. Foi um homem que me ensinou a perceber o envolvimento que a cultura deve ter nas nossas vidas e a forma de nos apropriarmos das mensagens. Era único e especial. Contudo, não quero desmerecer o valor de outros professores que encontrei no percurso da minha formação que são valores incontestáveis na história da cultura portuguesa. Obrigado ao Mário por trazer esta notável recordação. Um abraço e VOTOS DE BOM ANO NOVO.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.