sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A rede

Generalizou-se perigosamente o uso das novas ferramentas de comunicação e para algumas pessoas, ainda na fase de deslumbramento é quase um milagre a forma como se comunica ao minuto, sem os antigos custos, na conta telefónica, nos correios, nas deslocações aos diversos organismos que agora estão “pendurados” na net.
Mas, e há sempre um “mas”, alguém se questiona o que está, ou quem está por detrás destas novas tecnologias?
Como acho que ainda não são robots, serão pessoas com as suas competências e defeitos. E a ética (termo que até está na moda), ou a falta dela cabe em todas as pessoas.
Ora quem tem este tipo de actividade acede com toda a facilidade à nossa vida privada.
Pergunto: alternativa?
Deixar de usar e ficar fora da rede? Usar moderadamente?
O “moderadamente” não existe, nomeadamente quando vemos casos como o facebook e afins, em que de meia dúzia de amigos e sem qualquer permissão nos aparece uma quantidade absurda de gente que ninguém conhece a quererem ser nossos “amigos”.
O tempo dirá, aliás o tempo já tem mostrado os muitos perigos que este uso aligeirado tem criado e que ainda poderá criar!

Mas era bom que mais informação chegasse às pessoas para sua protecção, a não ser que este estado de coisas sirva o poder estabelecido para controle dos cidadãos. 

5 comentários:

  1. Pelos menos os Serviços Secretos das grandes potências conhecem-nos ao pormenore, do ponto de vista político-ideológico. O que é o nosso caso que expressamos aqui a nossa opinião. Isto é uma coisa infernal. E não é por isto que o povo/os andam mais bem informados. A imprensa escrita, onde eu gosto muito mais de escrever, está a ir à vida e cortar-nos o pio. Veja por exemplo o DN e a Noticias Magazine. Esta, tinha 4 ou 5 páginas para os leitores, agora não chega a meia. Vivemos no tempo dos big brothers.

    ResponderEliminar
  2. É apenas um pormenor, mas convém rectificar. O que acima escrevi, tem um (e) a mais.

    ResponderEliminar
  3. A ignorância serve todos os poderes. E a forma demente como grande parte dos deslumbrados com as redes se despe para o mundo é pura ignorância

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.