domingo, 13 de dezembro de 2015

A RIVALIDADE E O ESPÍRITO CRIADOR

Segundo Agostinho da Silva, nesta sociedade a criança aprende para ganhar bem quando for grande. A escola é uma carreira em que o aluno procura ultrapassar os colegas e em que se sente sobretudo satisfeito quando for o primeiro da classe. Reinam os espíritos da posse e da rivalidade. Destrói-se tudo quanto é generosidade, cooperação, altruísmo. Trata-se de vencer, sem olhar a meios, tal como na selva dos adultos. Por isso reinam o caos e a confusão nas mentes dos jovens e dos adolescentes: a maioria nem sabe o que quer e desrespeita os professores. É um sistema que convida à manha, à rapina e que, muitas vezes, conduz à depressão e à doença mental. Ainda assim, Sanderson crê que mais forte do que instinto de posse, do que instinto de rivalidade, se levanta em cada espírito infantil o espírito criador. Antes de vir para a luta e possuir, o homem veio para criar. Acreditemos.

1 comentário:

  1. Acreditemos sim! E que os nossos filhos e os nossos netos aprendam a educar no amor pelo outro; que saibam criar a riqueza espiritual ao invés da material. Que se comece a perceber finalmente que mais forte que todo o poder do mundo é a nossa força interior escudada nos valores ético/morais. E finalmente que a solidariedade e fraternidade deixem de ser meras palavras.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.