sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

E quem não tem net?


Fui informada que preciso de ter uma senha para entrar num “portal das finanças” para confirmar que as facturas que peço com o meu número fiscal estão lá (não sei bem onde) registadas. E como eu, mais idosos ficámos de boca aberta. A confusão é total: tudo terá de ser feito via informática. O IRS vai ser calculado face aos rendimentos/pensões, deduzidas as facturas da água, luz, telefone… e as facturas que fomos pedindo das compras que fizemos. Mas para irmos controlando temos de ir vendo se o registo está conforme com o tal acesso da “senha”. Parece que vão acabar os suportes de papel. Bem! E quem não tem computador e acesso à Internet? Quem tem os filhos e netos emigrados e vive sozinho? E também aquela inovação dos recibos da renda da casa ser electrónico? A muitos já era complicado passarem os recibos à mão pois os rendimentos das rendas não davam margem para pagarem o serviço a terceiros. Então agora como fazer? Despediram um número grande de funcionários públicos substituindo por máquinas e programas informáticos. Mas as máquinas não falam nem ajudam os que vão perdendo capacidades. Vamos virar todos corpos automatizados?


Maria Clotilde Moreira, Algés

7 comentários:

  1. Temos um país de contrastes: por um lado temos salários miseráveis, mas depois temos um Estado que nos quer experts em várias áreas, informática, finanças, contabilidade...
    Escusado será dizer que quando o cidadão alinha, são muitos postos de trabalho que se extinguem nas repartições de finanças. E será que um salário mínimo dá para pagar um contabilista que acautele os nossos interesses, ou um computador, ou um curso de informática?

    ResponderEliminar
  2. É verdade amigas! Há milhões de pessoas confusas. Eu que não tenho paciência nenhuma para esta coisa de impostos e burocracias mil. Agora ainda por cima, informáticas, há muito que pago a quem me faça isso. Mas eu, por enquanto, ainda o posso fazer, e os que não podem?

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito, Cara Amiga Clotilde. Também não me sinto confortável e, portanto, não uso o portal das Finanças.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo Vosso apoio. Estas coisas deviam ser denunciadas na Comunicação Social.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo Vosso apoio. Estas coisas deviam ser denunciadas na Comunicação Social.

    ResponderEliminar
  6. Eu não tenho especial dificuldade com senhas ou acesso via 'net. Problema é que a minha lista de acessos e frases-passe tem várias páginas, tantos são. Este blogue incluido :-) Existirem esses seviços é bom. O que é mau, ao nível do disparate, só possível por meninos que não saiem do seu gabinete na cidade grande, é fazer com que seja o único processo. Ao menos façam uma saidas turísticas, passem por alguma aldeia bonita, olhem os seus moradores, e ponderem se todos eles têm facilidade em usar 'net. São uns meninos, uns ignorantes com canudo, que pensam que o mundo foi inventado dez anos atrás, quando sairam da escola...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Bomnegócio, para os espertos que cobram uns quantos euros para fazer o IRS a quem não percebe. Viva o empreendedorismo.
      PS2: E vejam lá se em breve não se lembram de vazer voto 'online' obrigatório em todas as eleições.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.