quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ESPECULADORES

                                   A SELVA DO SISTEMA FINANCEIRO
De pensamento e verbo fascinantes, o prof. Agostinho do Silva era mesmo um homem sábio.
O nosso drama é este raro tipo de homem ser menosprezado pelos pragmáticos tecnocratas que manobram as engrenagens dos vários poderes.
Este grande pensador português anteviu, já de provecta idade, o colapso do sistema financeiro mundial, revelando-o num livro notável publicado pelo ICALP – Instituto de Cultura e Lìngua Portuguesa, em 1989.
“É preciso pensar na falência que pesa sobre os bancos em todo o mundo. Atè para os juros eles já emprestam dinheiro! Nunca houve no mundo um agiota tão burro que emprestasse dinheiro a um sujeito para ele pagar os juros”.
É que o agiota – digo eu – trabalha com dinheiro próprio, enqunto que os bancos traficam com dinheiro dos depositantes. E a sua falência é, sobretudo, a falência dos que neles confiam.

                                              Amândio G. Martins



1 comentário:

  1. Eu, que fui bancário, ao ver o desmando para que caminhava a Banca - ainda em 1996 -, cheguei a dizer que, um dia, haveria de ver à porta dos bancos máquinas a vender preservativos.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.