terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Há juízes, juízes e juízes

TERRA-DE-NINGUEM_-_Capa_large.jpg
Nasci numa família de juristas. O meu avô foi advogado e notário, o meu pai delegado do Ministério Público e secretário do Governo Civil, a minha mãe é juiz, eu e os meus filhos somos advogados.
Enfim, apesar de todos termos cursado Direito, a família acabou por não se especializar em nenhuma profissão específica do ramo. Talvez, por isso, nunca me tenha reconhecido naquela rivalidade tão típica que hoje existe entre advogados e magistrados. Aliás, nasci e cresci num ambiente completamente avesso a qualquer suspeição, por mínima que fosse, sobre a idoneidade dos magistrados judiciais.
E para além de poder contar hoje, no meu apertado círculo de amigos, com juízes de reconhecido mérito, tenho felizmente a honra de pertencer a uma família onde todos aqueles que seguiram a magistratura judicial chegaram a juízes conselheiros: o meu primo e ilustre penalista Lopes Maia Gonçalves, o meu primo direito Leonardo Dias e, finalmente, a minha mãe.
É, por isso, natural que hoje me doa, particularmente, quando constato que a degradação do sistema judicial a que todos vimos assistindo (e para a qual, diga-se, todos temos contribuído) começa também a afectar a classe dos magistrados, que eu, desde o berço, aprendi a reverenciar.
Mas afinal o que é que os meus avós e os meus pais me fizeram ver de especial num juiz para que eu os tenha em tanta conta?
A resposta é simples e evidente: porque é o juiz quem faz justiça. E essa responsabilidade enorme está obrigatoriamente ligada a duas qualidades indispensáveis ao exercício da função: o bom senso e a preocupação em ser justo. Como costumava dizer, com uma certa graça, o meu primo Maia Gonçalves, «um juiz tem de ser necessariamente um homem bom e sensato. Ponto final. E, se possível, letrado.»
Ora, aquilo que uma pessoa atenta começa a constatar é que, à magistratura judicial, começam a aportar não apenas indivíduos com a vocação de juiz, mas também doutrinadores e funcionários públicos.
Qual é a diferença? É que, ao contrário do juiz que procura fazer justiça, o doutrinador procura fazer doutrina e o funcionário público procura despachar processos. Ou seja, do doutrinador sai sempre a solução mais inesperada (para ser inovadora) e do funcionário público a solução mais fácil (para não dar muito trabalho). Qualquer das duas hipóteses só serve para fazer abalar a fé do cidadão na justiça e nos tribunais. A justiça para ser justiça tem de ser justa. E para ser justa tem de ser inteligível aos olhos do cidadão.
Aqui há uns tempos instaurei, no mesmo dia e no mesmo tribunal, duas acções em tudo idênticas: o mesmo autor, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. Só variavam os réus: um era o vizinho do lado direito e o outro o vizinho do lado esquerdo. A uma acção foi atribuído o número par e à outra o número ímpar, o que fez com que fossem distribuídas a funcionários diferentes. Por esse motivo, enquanto a “ímpar” foi julgada no prazo de 6 meses, a “par” demorou mais de um ano a ser julgada. Acontece que, apesar de ter sido o mesmo juiz a presidir ao julgamento e a responder aos quesitos, a sentença do processo “par” acabou por ser proferida pelo juiz que o veio substituir. Refira-se ainda que os factos dados como provados nos dois julgamentos foram absolutamente idênticos. No entanto, enquanto a sentença do processo “ímpar” deu razão ao autor, a do processo “par” deu razão aos réus.
Ainda hoje, o meu cliente não percebe por que razão ganhou uma acção e perdeu a outra. E, infelizmente, por mais que me esforce, também eu não consigo encontrar uma explicação plausível que o convença e me convença.
Em boa verdade, as legítimas expectativas do cidadão nos tribunais estão, hoje, ao mesmo nível das que se depositam nos jogos de fortuna e de azar.
Neste contexto, falar em advocacia preventiva dá vontade de rir. Com efeito, para que pudesse haver uma advocacia preventiva, era necessário que, pelo menos, os advogados e os juristas fossem capazes de fazer um juízo de prognose, com alguma segurança, sobre o resultado de determinada causa.
Ora, isso só seria possível se, em Portugal, houvesse uma verdadeira jurisprudência. Infelizmente, não há. O que existe em Portugal são decisões judiciais avulsas e contraditórias em que impera o princípio anarco-lusitano de “cada cabeça sua sentença”.
Enfim, parafraseando Camões: já não basta o legislador mudar a lei a cada dia, como também a decisão do tribunal nunca é como soía.
Setembro de 2006

3 comentários:

  1. O meu preclaro amigo faz uma análise muito correcta tendo em conta as magistraturas. Contudo, o problema da desvalorização do exercício da justiça, é apenas a parte do todo social actual. Há um desgaste e uma depreciação das mais diversas profissões, sejam as da saúde, da educação ou da administração. Respira-se um ar de desencanto em qualquer dos pilares da estrutura social. Certos valores já não circulam em todos os espaços onde são necessários e a honestidade, o respeito, a reciprocidade positiva e tantos condimentos necessários a uma vida são uma relíquia ou estão a caminho dessa categoria. No meio desta confusão, a justiça que devia imperar, afogou-se.

    ResponderEliminar
  2. Corroboro totalmente o comentário do Joaquim. Como o 25 de Abril, ganhou-se a liberdade de votar, mas perdeu-se muita coisa. E não vivemos numa democracia, razão pela qual, nos artiguelhos que venho escrevinhando, a escrevo sempre com aspas. Perdeu-se a noção de autoridade, porque os prevaricadores a confundem com "fascismo" e perdeu-se a noção do serviço à comunidade, a cidadania, ou o chamado serviço público, porque os poucos que ainda querem servir, são ridicularizados e marginalizados, pois os "chicos-espertos não gostam de funcionários responsáveis e honestos.

    ResponderEliminar
  3. Corroboro totalmente o comentário do Joaquim. Como o 25 de Abril, ganhou-se a liberdade de votar, mas perdeu-se muita coisa. E não vivemos numa democracia, razão pela qual, nos artiguelhos que venho escrevinhando, a escrevo sempre com aspas. Perdeu-se a noção de autoridade, porque os prevaricadores a confundem com "fascismo" e perdeu-se a noção do serviço à comunidade, a cidadania, ou o chamado serviço público, porque os poucos que ainda querem servir, são ridicularizados e marginalizados, pois os "chicos-espertos não gostam de funcionários responsáveis e honestos.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.