quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Presidenciais 2016: um tiro de sorte

Estamos em pré campanha para as Presidenciais. Não ? Quer me parecer que sim, tal é a monta de candidatos e respectivos passeios que todos têm feito por este País foram em busca de convencerem quem já está convencido, quem não se deixa convencer e quem quer ser convencido mas ainda se mantém indeciso porque não sabe se convencer faz parte da arte e engenho de quem tem o dom do convencimento.
Confusos? Nem por isso. Estas eleições presidenciais, têm sido encaradas por  alguns candidatos como  algo sério e digno e por outros com uma arrogância tão ácida que até chega a meter "raiva" porque pensam que já têm a vitória no papo.
Em democracia, quem decide, é o povo e não me quer parecer que o povo se deixe enganar por pessoas que fizeram o seu percurso político nas televisões deste País , á espera que o poder depois lhe caísse no colo, por obra e graça do divino Espírito Santo; embora para alguns, Cristo tivesse que descer á terra para que algum milagre se desse.
Em política, a seriedade é uma exigência e por parte de alguns candidatos , a mesma não deve servir de referência uma vez que se enredam em tais aleivosias  que julgam que basta não dizer nada nem se  comprometer com coisa alguma, para assim percorrerem o corredor rumo a uma vitória quase certa.
Até agora, o único candidato que se perfila com sentido de estado e que tem encarado estas presidenciais como algo sério, é Sampaio da Nóvoa. Um homem, que dispensa apresentações pois o seu currículo acadêmico e profissional fala por si. Não estamos a falar de nenhum cata-vento político ; estamos a falar de um cidadão que deu muito ao País , e que emprestou muito da sua sabedoria na educação de âmbito superior, apoiada na mestria com que durante anos liderou a Universidade de Lisboa. Alguém que sabe o que diz, e não tem medo das palavras. Alguém com capacidade para liderar Portugal sem criar tricas partidárias e confusões desnecessárias.
As Presidenciais 2016 são por assim dizer, para muitos , o tiro de partida para uma campanha que se prevê bastante animada e em alguns casos um pouco confusa. Ganhará quem demonstrar mais rigor e clareza na mensagem a passar; quem demonstrar ter o perfil adequado e necessário para liderar os destinos de uma Nação histórica como Portugal ; quem não tiver receio de dizer o que seja; quem tiver a coragem de lidar com o povo nas ruas e ruelas deste País.
A campanha ainda não começou mas quando isso acontecer, haverá muitas surpresas e quem sempre levou isto como um passeio, poderá depois ter de peregrinar a um santuário qualquer para se redimir dos pecados cometidos, e neste caso nem que Cristo desça á terra vai evitar que isso aconteça .


1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.