terça-feira, 29 de dezembro de 2015

SUBGENTE

                                         QUE ESPÉCIE DE HOMEM SERÁ ESTE…

Um sujeito da Póvoa de Lanhoso, que anda há uma dúzia de anos a brincar aos “produtores pecuários”, vem deixando morrer à fome os animais que possui na exploração, argumentando que não tem o que lhes dar a comer…
E é arrepiante o que o JN de hoje nos mostra: um indivíduo completamente desprovido de escrúpulos, apontando para uma vaca em agonia, dizendo que “já não come há uma semana e que já não dura dois dias, que já morreram mais de trinta e vão acabar por morrer todas”!
Não cumprindo as regras mínimas a que está obrigada tal actividade, segundo a Organização dos Produtores Pecuários do Concelho, este indivíduo ainda tem o desplante de culpar o Ministério da Agricultura de não o querer ajudar. E, para mim, o Ministério é culpado sim, mas de não ter já tomado medidas para colocar este indivíduo bem longe de onde possa fazer mal a qualquer bicho.
De facto, o que mais choca nesta notícia é saber-se que tal barbárie é possível num país dito civilizado, que até possui leis que criminalizam os maus tratos aos animais; que esta subespécie de homem pode deixar morrer à fome, sem que nada lhe aconteça, uma centena de animais; que ainda exibe sem pudor as “fuças” desavergonhadas como se fosse ele a vítima e não os animais.


                                            Amândio G. Martins

15 comentários:

  1. O amigo Górgias, que escreve com frequência artigos plenos de verdade e dos quais eu aplaudo com muita energia, desta vez está a meter-se num campo minado que não conhece. O homem em questão, é um sujeito boçal que não sabe exprimir-se adequadamente, como existem alguns outros produtores na minha região, que perdeu o crédito e já não lhe fornecem mais farinhas para alimentar o gado, porque também algumas das fábricas de rações já conseguem adquirir os componentes dos alimentos para o gado, porque, como funcionavam na base do crédito, os bancos deixaram de financiar. Sem farinhas não há comida para os animais e o homem que vive da indústria de produção animal, está desesperado e pronuncia-se de forma talvez um pouco alarve. É preciso aprofundar as causas e não ajuizar os efeitos de forma fora do contexto. Um abraço e um BOM ANO NOVO.

    ResponderEliminar
  2. Correcção: Como também já não estou grande coisa, de vez em quando, perco as palavras. Na 4.ª linha, entre já e conseguem, falta a palavra "não". As minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  3. Eu não vi os animais. Ouvi. Mas esta é mais uma miserável história que nos envergonha a todos, Portugueses. Isto num país habitado por gente decente não acontecia. Este povo está indiferente. Já nada o revolta. Morrem animais à fome, morrem pessoas por falta de assistência, pagamos as falências de bancos privados... Mas o que mais dói e revolta é o sofrimento impune de inocentes: animais, crianças, idosos.É inadmissível! E este povo não se revolta. Amocha,é conivente, é indigno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Francisco Ramalho tem toda a razão, que povo é este? E por isso vou lembrar aqui o nosso grande Miguel Torga: " Que povo é este! Fazem-lhe tudo, tiram-lhe tudo, e continua a ajoelhar-se quando passa a Procissão..."

      Eliminar
  4. Desculpará o senhor Tapadinhas por não entender o que terá querido dizer. Esta figura boçal e estúpida não tem como apresentar qualquer argumento válido em sua defesa. Quer as autoridades que superintendem naquela actividade económica, quer os colegas de ofício asseguram que anda desde 2003 a incumprir as regras básicas que regem o negócio, sem o menor respeito pelos animais e por si próprio.

    ResponderEliminar
  5. Cada um, conforme o berço em que nasceu, ou os espaços que percorreu, forma a sua identidade. Um indivíduo que mal frequentou a escola, não por sua vontade, mas pelas circunstâncias, pode não saber exprimir-se com clareza e, em alguns momentos exprime-se com boçalidade. Esse mesmo cidadão, que durante anos, perdeu noites e madrugadas à espera do parto das vacas para aparar os bezerros, não é o cidadão que vai ao talho, à hora que lhe dá mais jeito, para comprar o bife. "Há o homem e as suas circunstâncias"e é uma regra que não pode ser esquecida. Cada um pensa como lhe é possível e eu, pobre mortal, não dou lições a ninguém, nem mesmo quando durante as décadas em que fui professor, porque convivi e aprendi diariamente com colegas e alunos. Um abraço leal e fraterno e um sincero desejo de BOM ANO NOVO.

    ResponderEliminar
  6. A poesia com que nos "brinda" o senhor Tapadinhas não encontra eco na triste cena que temos vindo a comentar. Na verdade,este sujeito não é digno das suas palavras. Há uma dúzia de anos que anda a tratar mal os animais com o único fim de deles tirar lucro, sem ao menos se preocupar em ser um profissinal digno, princípio que deve obrigar qualquer cidadão que se preze.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente não encontra eco, porque os seres perfeitos, não admitem a imperfeição nos outros e o único remédio que têm para as situações é a condenação. A poesia faz falta na relação entre os homens, como a luz ajuda a encontrar caminhos na escuridão. Não é defeito ser poeta, a não ser que o poeta não seja realista. Continuo a desejar-lhe as maiores venturas na vida, independentemente de nalgumas situações termos pontos de vista diferentes, mas penso que no essencial, na luta por um mundo melhor, estejamos de acordo. Um abraço fraternal e lusitano.

    ResponderEliminar
  8. Evidentemente que, apesar das dificuldades que relatam, a atitude deste indivíduo é execrável. Mas ficamos por aqui?Perante uma barbaridade horrorosa como esta, então e as autoridades? A vizinhança? A opinião publica? Isto levantou alguma onda de indignação nacional?

    ResponderEliminar
  9. Para além da indignação, que é justa, é também necessário que alguns dos reclamantes ponham os pés a caminho e vão levar ração para alimentar os animais, porque estes não se alimentam de gestos e de palavras. O pobre diabo do dono, que suporta todo o prejuízo, está perdido no meio da situação. Isto é a realidade, independente dos juízos de valor que as almas bem formadas lançam na atmosfera. Até porque os outros são mauzinhos e nós não nos comparamos a eles. Só que para eles nós somos os outros e a confusão está lançada. Um abraço à rapaziada e um BOM ANO NOVO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordando embora com Górgias na reprovação da atitude do agricultor, pela frieza e aparente insensibilidade perante um indefeso animal que sofre, concordo em absoluto com o Joaquim. O alegado "boçal", o sujeito da Póvoa do Lanhoso, fomos nós todos que o fabricámos. Um abraço e BOM ANO DE 2016.

      Eliminar
    2. Concordando embora com Górgias na reprovação da atitude do agricultor, pela frieza e aparente insensibilidade perante um indefeso animal que sofre, concordo em absoluto com o Joaquim. O alegado "boçal", o sujeito da Póvoa do Lanhoso, fomos nós todos que o fabricámos. Um abraço e BOM ANO DE 2016.

      Eliminar
  10. Mas que é lamentável, lá isso é. As autoridades deviam supervisionar tal situação. Mas nem supervisionam a Banca e a malta, como cordeirinhos, vai alimentando tantos ladrões. E pobre do gado e pobre de nós mesmos. É Portugal no seu máximo esplendor de fim de ano, com quase tudo esgotado. E eu e minha esposa a apanhar azeitona caída com a ventania, hoje 30/12, desde as 8 horas da manhã, até que cerca da 17 horas, pois começou a chover. E amanhã, 30/12, se não chover lá continuarei na apanha. É este o meu fim de ano, e, se o tempo estiver mais ou menos, no dia 2/1/2016, tratei uns três homens a varejar o resto que ficou nas oliveiras. O trabalho no campo é duro. Na cidade cossa-se muito o dito às mesas dos cafés e outros entretenimentos não lucrativos. Estou no Douro, onde as belas paisagens também são duras de trabalhar. Tenham um BOM ANO E MUITA SAÚDE.

    ResponderEliminar
  11. Nesse aspecto também concordo com o amigo Tapadinhas, por isso, para além das autoridades, também falei na vizinhança. Se morasse aí perto era capaz de levar alguma ração. Não culpei só o indivíduo...a Autarquia também pode fazer qualquer coisa! Eu já pus no Facebook

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.