quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O QUE A GENTE OUVE NA RÁDIO

Sabem quem é o atleta mais medalhado do mundo? Eu não fazia a mais pequena ideia. Não fazia, mas agora já sei! Graças à rádio. Que, de longe, prefiro à televisão. Pode ouvir-se em qualquer lado, a fazermos seja o que for sem estarmos a olhar para ela e, sobretudo, porque tem muito melhor programação que a TV. E refiro-me concretamente à rádio publica, à Antena 1. Foi lá que ouvi quem é o atleta mais medalhado do mundo. Para nosso grande orgulho, é português. Chama-se Lenine Cunha e já ganhou 176 medalhas só em provas internacionais. É campeão da Europa, do mundo, campeão universal. Tem uma subvenção do Estado de 476 euros. Tem a sorte de pagar uma renda de casa acessível, mesmo assim, a subvenção vai-se quase toda. Tem ainda uns pequenos patrocínios, mas não lhe dão para viver. De maneira que é forçado a recorrer a apelos na Internet. Ou seja, este gigante das pistas, este brioso ser humano, brioso e determinado que conseguiu quase anular os efeitos de uma paralisia infantil graças à sua indomável força de vontade, este campeoníssimo atleta paralimpico que tem desfraldado a bandeira das quinas nas sete partidas do mundo, tem que estender a mão à caridade para sobreviver. É assim, neste país que tanto amamos. Trata-se desta maneira tantos dos seus melhores filhos. Dizia ele, amargamente, mas sem inveja, que bastava 1% do contrato que o Cristiano Ronaldo fez com um dos empórios das telecomunicações para viver sem sobressaltos. É verdade amigos! Ouvi isto na rádio. Mais concretamente na terça-feira na primeira parte do Programa da Manhã da Antena 1, feito por um grande profissional, um comunicador por excelência:José Candeias. Ali, ouve-se o mundo do trabalho que se levanta cedo para nos preparar o dia; camionistas, padeiros, agricultores, pescadores, pastores, gente da segurança, mas também professores, quadros técnicos, emigrantes, reformados. Ouve-se ali, as mais interessantes e incríveis histórias e, pelo autor do programa, a promoção de tudo o que cheire a Portugal.
Francisco Ramalho

Corroios, 21 de Janeiro de 2016

3 comentários:

  1. Pois é isso, amigo! Os bem instalados na vida e outros que isso julgam ser não sabem o que é 'vergar a mola' para viverem com alguma qualidade de vida.

    ResponderEliminar
  2. A antena 1 é também a minha rádio, onde até ouço, com muita frequência, o senhor Francisco Ramalho, naquele programa aberto aos ouvintes.

    ResponderEliminar
  3. É absolutamente verdade meu caro amigo. O Estado português e os nosso políticos deviam ter vergonha de ter o nosso atleta mais medalhado de todos os tempos a viver no limiar da pobreza com uma subvenção estatal patética, mas o termo "vergonha" ou "imoralidade" à muito que deixou de fazer parte do dicionário dos senhores que nos têm governado. Triste sina, triste fado, ou Democracia em estado vegetativo, a que permite que coisas destas se passem em Portugal ?

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.