sábado, 30 de janeiro de 2016

PENSAMENTO EM ACÇÃO

IGUALDADE E CRISTANDADE
Do ponto de vista do facto histórico, a noção de igualdade humana é um produto recente e, longe de ser uma verdade directamente apreendida e necessária, é uma conclusão logicamente tirada de assunções metafísicas preexistentes. Nos tempos modernos, as doutrinas cristãs da irmandade dos homens e da sua igualdade perante Deus foram invocadas em apoio da democracia política. Muito ilogicamente, no entanto.  Porque a irmandade dos homens não significa a sua igualdade. As famílias têm os seus patetas e os seus homens geniais, as suas ovelhas ronhosas e os seus santos, os seus êxitos e os seus falhanços mundanos.
O homem deve tratar os seus irmãos amorosamente e com justiça. Mas os méritos de cada irmão não são os mesmos. Nem a igualdade dos homens perante Deus significa a sua igualdade conforme ela é entre eles. Comparada com uma quantidade infinita, todas as quantidades finitas podem ser consideradas iguais. Não existe nenhuma diferença, quando se trata de infinidade, entre um e mil.
O nosso mundo é um mundo de quantidades finitas e, quando se trata de assuntos terrenos, o facto de todos os homens serem iguais em relação à quantidade infinita que é Deus é inteiramente irrelevante.
A igreja conduziu em todos os tempos a sua política terrena na assunção de que tal era irrelevante. Só recentemente é que os teóricos da democracia apelaram para a doutrina cristã para obterem uma confirmação dos seus princípios igualitários. Mas a doutrina cristã não dá tal apoio.

NOTA – Texto de Aldous Huxley, transcrito por

Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.