quinta-feira, 10 de março de 2016

A 10 DE MARÇO DE 1927-É PUBLICADO O PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA "PRESENÇA"

Resultado de imagem para REVISTA PRESENÇA




A 10 de Março de 1927, é lançado, em Coimbra, primeiro número da revista PRESENÇA, Folha de Arte e Crítica. Tem como fundadores Branquinho da Fonseca (que foi seu director até ao nº. 27 de 1930), José Régio e João Gaspar Simões. Encerra as suas actividades em 1940, com o nº . 54, quando a Segunda Guerra Mundial ia a meio. Foi uma revista literária muito influente, destacando-se nela o espírito crítico dos seus fundadores e de alguns colaboradores. Com o seu fim, encerra-se o Segundo Modernismo em Portugal.

O Modernismo na literatura portuguesa foi praticado por duas gerações de intelectuais, ligados a duas publicações literárias: o Primeiro Modernismo surgiu em 1915, em torno da revista Orpheu; o Segundo modernismo teve a sua origem em 1927, em torno da revista Presença. Da época do Primeiro Modernismo ressaltam as figuras de Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e Fernando Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.