quarta-feira, 23 de março de 2016

BRUXELAS...E A SEGUIR ?

E por todo o lado vemos pessoas perplexas, horrorizadas, descrentes, toldadas pela raiva, como se tudo isto não fosse previsível.
O isto tudo a que me refiro, são os ataques de que a Europa tem sido palco nos últimos tempos.
O isto tudo a que me refiro, tem desencadeado ódios e desabafos , mais ou menos consistentes mas, obviamente legítimos, porque cada um sente como sente e o humano que há em nós revolta-se.
Parece-me contudo ser necessária memória e ponderação porque nada acontece por acaso e o Ocidente não está a ser atacado desta forma porque os "outros", os "maus" ficaram de repente loucos e querem varrer o Ocidente do mapa.
Não, os "maus" foram e são alimentados pelo dinheiro do ocidente , pelas armas do ocidente e foram inicialmente treinados pelo ocidente; só que agora já cresceram o suficiente para mostrarem aos senhores do mundo que também sabem "brincar" às guerras.
A panela de pressão foi aquecendo, começa a rebentar e esta Europa , que nunca o foi, começa agora a tremer como varas verdes porque começa a perceber que o que fez não tem retorno; que não consegue controlar aquilo que já está enraizado nos seus países e que tem consequências, com muitos inocentes de ambos os lados a cair e a manchar de sangue ruas e casas. É impossível parar esta guerra, até porque ela foi desencadeada e alimentada pelo ocidente.
A Europa e os Estados Unidos e a Arábia Saudita ( governantes, Banca , empresas de armamento etc ) têm as mãos sujas e manchadas com o sangue destas centenas de inocentes que morreram apenas porque estavam no sítio errado à hora errada e não vale a pena chorarmos os mortos, colocarmos bandeiras ameia haste, pintarmos os edifícios com as cores dos países atingidos, se estas potências que agora se acobardam não mudaram radicalmente.
De que serve chorar se não forem tomadas as atitudes para acabar com a venda de armas, e as lutas pelos poços de petróleo ?
De que serve chorar se a Europa e o mundo ocidental continua a comprar petróleo ao estado islâmico?
De que serve chorar se os bancos europeus e americanos continuarem a ser alimentados por dinheiro dos terroristas, dinheiro esse que depois serve para comprar armas?
Ouço os governantes do mundo solidarizarem-se com os povos afectados pelos atentados e na maioria dos casos fico enojada com a hipocrisia dos discursos.
Guerra sem tréguas ao terrorismo ?
Cínicos...Já se esqueceram do Iraque, da Líbia e da Síria.

3 comentários:

  1. Clarinho como a mais límpida e cristalina das águas. Parabéns amiga! Quem dera que este comentário chegasse a milhões de pessoas. Oxalá que chegue pelo menos a todos os leitores deste blogue.

    ResponderEliminar
  2. Queria dizer; quem dera que este texto... o da Graça, obviamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo. Não quero ter razão, apenas partilhar elementos que nos façam a todos pensar.
      Bem haja e uma boa semana.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.