sexta-feira, 11 de março de 2016

EM 11 DE MARÇO DE 1959 - TENTATIVA DE REVOLTA CONTRA O REGIME DE SALAZAR

Resultado de imagem para revolta da sé





Na madrugada de 11 para 12 de Março de 1959, estava prevista uma revolta contra o regime de Salazar. Ficou conhecida por A Revolta da Sé, porque a Sé Patriarcal de Lisboa foi um dos locais de reunião dos conspiradores, com a concordância do pároco, padre João Perestrelo de Vasconcelos. A revolta acabaria por abortar: Entre os implicados estariam o major Pastor Fernandes e os capitães Vasco Gonçalves, Carlos Vilhena e Almeida Santos. A PIDE, polícia política do Estado Novo, acabaria por prender os implicados, repartindo-os pelas prisões de Caxias, Aljube, Trafaria e Elvas.

1 comentário:

  1. Todos foram heróis e, como diz Fernando Pessoa, num poema apresentado sob o pseudónimo de Álvaro Campos, "... Todos os meus conhecidos foram campeões em tudo./ E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil/ Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,/... " , a verdade é que o velho ditador nunca foi apeado, e morreu de "morte macaca", sem nunca ser vencido. Todas as tentativas de o derrubar fracassaram, e, agora relembram-se, com algum "orgulho patriótico", os falhanços dos "heróis vencidos". Salazar foi um ditador no tempo das ditaduras europeias. Hoje, felizmente, vivemos em democracia, no tempo das democracias europeia e quase universais. Não há milagres e um homem só não muda as circunstâncias e, sobretudo, é preciso perceber e conhecer a história, que se constrói de avanços e recuos.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.