terça-feira, 22 de março de 2016

POR MIM, PRESCINDO!



Nascido no pós-guerra (II Guerra, claro), vivi os anos da "Guerra Fria", e também o terrorismo da ETA e do IRA. Nenhum dos acontecimentos, designadamente o terrorismo político, chegou ao ponto a que agora chegámos com o terrorismo islâmico. Antes os alvos eram militares ou paramilitares e as vítimas civis, apenas laterais. Hoje, ao contrário, os terroristas que matam em nome de Alá, procuram cobardemente apenas as vítimas civis, e nestas sem proteger velhos ou crianças. É a matança a esmo, quantas mais vítimas melhor para o seu Alá, segundo parece. Ou nos pomos de joelhos perante o seu Alá, ou como infiéis merecemos todos a morte imediata. Ora esta situação não pode permanecer muito tempo, sem consequências gravíssimas para as economias mundiais, e logo para o empobrecimento dos povos, sobretudo os mais carenciados. Os regimes de cariz totalitário, passarão a ser os mais procurados por turistas e viajantes e depois pelos investidores. É uma luta terrível entre quem luta com armas desiguais. Do nosso lado, uma sociedade organizada segundo o primado da Lei, e das liberdades, direitos e garantias dos cidadãos. Do outro, milhares de fanáticos muito organizados, dotados de incontáveis meios financeiros e militares, que recorrem inclusive ao suicídio, para explodirem e assassinarem múltiplas vítimas. Em guerra, não se podem limpar armas, e nós estamos a caminho do caos com os recentes acontecimentos pelo mundo fora, designadamente em Paris e Bruxelas, o coração da Europa civilizada. Organizem-se de imediato serviços adequados de informações, com agentes infiltrados e legisle-se para esta situação extraordinária, que requer medidas também extraordinárias. Por mim, para prevenir e combater este terrorismo sanguinário e fanático, prescindo desde já dos meus direitos e garantias legais. Prefiro isso a ter de viver numa cave qualquer encurralado, à espera que me abatam ou façam explodir.
OBS. Este artigo foi publicado no jornal Público, na sua edição de 27/3/16.

2 comentários:

  1. Alguém, daqueles que têm coisas realmente importantes para dizer, disse um dia que quem se dispõe a prescindir da liberdade em troca de segurança, não merece uma nem outra!

    ResponderEliminar
  2. Sabe, sr. Górgias, se eu respeito as suas opções pessoais, agradeço que respeite as minhas, sem me insultar ou apoucar, com a sua alegada superioridade intelectual. E agradeço-lhe ainda outra coisa, que ignore os meus escritos, que eu farei a mesma coisa com os seus. Passe bem, e tenha uma Páscoa feliz.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.