domingo, 10 de abril de 2016

Liderança : visão ou ambição?

Hoje em dia está muito em voga este conceito de liderança ; poucos no entanto sabem destrinçar o que de facto se aborda quando se discute este tema, que nos tempos atuais muita tinta tem feito correr. Existem diversos tipos de líderes, mas nem todos enveredam pela forma democrática e motivadora: características principais de uma liderança capaz, corajosa e audaz. São muitos os significados e formas que uma liderança forte e ambiciosa pode assumir; porém nem sempre estes valores se coadunam com a pessoa que a exerce.
Ser líder, não é apenas arriscar com base numa visão do futuro; ser líder é ser capaz de tomar a dianteira quando os tempos não estão fáceis porque só assim a confiança é totalmente transmitida para liderados em busca de trilhar um novo caminho,  e rumar a uma nova ambição.
Não se nasce líder mas a liderança pode ser trabalhada e desenvolvida; a liderança não se aprende na escola mas apreende se na vida; a liderança envolve razão e ambição ; a liderança tem de possuir arreigada a ela um carisma inabalável da pessoa que a encarna, porque ser líder envolve todo um conjunto de soft skills que só quando colocados em prática versando sobre a teoria apalavrada, se consegue aferir da eficácia da mesma.
Ser líder é ser capaz de transformar cada dificuldade numa oportunidade real e ambiciosa , incutindo no seio do grupo liderado uma capacidade visionária e proativa que consegue derrubar os muros do oportunismo e enfrentar as constantes adversidades.
Por isso, a liderança envolve visão e ambição : duas componentes que se complementam e criam raízes de interacção que sem detença , movem o moinho da lógica atribuída.
A visão sem ambição , deturpa os objetivos delineados mas quando á visão se junta uma dose de ambição, a liderança ganha forma, conteúdo e transforma mentalidades. Não é líder quem quer; é lider quem arrisca e avança sem temer o que o futuro lhe reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.