terça-feira, 28 de junho de 2016

A 28 DE JUNHO DE 1927 - Egas Moniz realiza, com êxito, a primeira angiografia num paciente vivo



A 28 de Junho de 1927, o médico português Egas Moniz realiza a a primeira angiografia cerebral bem-sucedida num paciente vivo. A angiografia consiste na radiografia dos vasos sanguíneos tornados visíveis pela injecção d substâncias opacas aos raios X.

2 comentários:

  1. Para nós, portugueses, é uma honra ter um Prémio Nobel da medicina e por, coincidência, ter o mesmo nome da figura histórica que foi Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, exemplo de honestidade, ao se apresentar de corda ao pescoço, perante o primo do nosso futuro rei, para pagar a falta da palavra dada. Dois homens que honram Portugal. Contudo, a virtude do primeiro deve manter-se como um valor social, enquanto a angiografia cerebral, foi posta de parte, e considerada como um erro, de acordo com os avanços da ciência médica. São os sinais dos tempos.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.