quarta-feira, 1 de junho de 2016

DIA 1 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Resultado de imagem para dia mundial da criança
Embora a ONU celebre oficialmente o Dia Mundial da Criança a 26 de Novembro, data em que esta organização aprovou, em 1959, a Declaração dos Direitos da Crianças, a data efectiva desta comemoração varia de país para país. Nos países de língua portuguesa, por exemplo, celebra-se a 1 de Junho, com a exclusão do Brasil que adoptou o 12 de Outubro. Contudo o Dia das crianças é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efectiva de comemoração, como atrás mencionei varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar de Criança, em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança a 1 de Junho, adoptado em países como Angola, Moçambique e Portugal. A ONU reconhece o dia 20 de Novembro, como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1969.

3 comentários:

  1. Amigo Mário, o senhor é incansável. Não deixa de assinalar qualquer data importante. Mais uma vez, Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário Jesus, mais uma vez parabéns por assinalar tantas efemérides. Já uma vez o apelidei de 'Conservador da Torre de A Voz da Girafa'.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Aos meus caros AMIGOS, o meu obrigado. São com estas palavras, que me dão ainda mais forças e incentivos para continuar a trabalhar, nas pesquisas...e já agora a ver se há um pouco mais de PAZ, entre os "opinantes" deste Blogue, e mais respeito, pelas opiniões de cada um...cada opinião tem o valor que se queira dar...e, valem o que valem e nada mais.
    Um abraço a todos do,
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.