sexta-feira, 24 de junho de 2016

QUE A SORTE ESTEJA CONNOSCO NO IV CROÁCIA-PORTUGAL


Que a sorte esteja connosco no IV Croácia-PortugalCom a primeira fase de grupos, desta XV Edição do Euro 2016-França, já resolvida e com as 16 selecções já apurados e devidamente conhecidos os "acasalamentos" dos jogos das selecções apuradas, vamos entrar assim na 2ª. Fase desta competição, isto é, nos oitavos-de-final. E, vamos lá a ser honestos, a selecção nacional de futebol, lá acabou por ser apurada, tendo ficado no 3º. lugar do grupo F, que graças à vitória da Islândia frente à Áustria por 2-1, nos vai permitir não calhar no grupo dos chamados "monstros ou os habituais papões" do futebol, como são os casos da, Alemanha; Espanha; França; Inglaterra e Itália. E numa análise feita e num primeiro ranking das selecções apuradas, ficámos num modesto 15º .lugar, mas contudo fomos apurados o que nos permite continuar e sonhar com a tão ambicionada chegada à final no próximo dia 10 de Julho, em Paris no Saint-Denis, mas, com um pouco de sorte, é verdade, essa mesma sorte que efectivamente foi madrasta e nos faltou, em especial no jogo com Áustria, mas lá passamos à tangente, para a chamada fase do mata-mata.

Efectivamente um dos primeiros objectivos foram alcançados, que é a presença nos oitavos-de-final desta competição, e, assim a selecção portuguesa irá estar mais uns dias em terras de Victor-Marie Hugo que foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e activista pelos direitos humanos franceses, de grande actuação política no seu país a França.

Vamos lá agora esperar que a nossa "rapaziada", repouse, suficientemente, quer fisicamente, quer mentalmente, neste três dias, que nos separam até ao próximo dia 25 (sábado), para quando defrontarmos a Croácia, (no qual será o IV encontro entre as duas selecções, sendo o saldo de 3 jogos e três vitórias, a favor de Portugal e um saldo de golos de 6-0), sejam suficientes e que se apresentem com uma outra atitude e um pouco de mais sorte, que é tão importante e também faz parte dos campeões.

Vamos selecção portuguesa, com humildade, trabalho, determinação, vontade e união de todos aqueles que fazem parte desse grupo, sermos mais fortes e capazes de pudermos ultrapassar este adversário e passarem esta fase e continuarem a vossa caminhada…o mais longe que possam conseguir, para chegarem a um lugar que honre a língua de Luís de Camões e os portugueses de cá e em especial os nossos emigrantes.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 23 de Junho de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 45951 do Diário de Notícias da Madeira de 25 de  Junho de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição do Jornal Público de 25 de Junho de 2018)

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.