sexta-feira, 8 de julho de 2016

A 8 DE JULHO DE 1966 - MUNDIAL DE INGLATERRA




Resultado de imagem para simbolo do mundial de 1966

A 8 de Julho de 1966, os 22 jogadores da Selecção de Portugal, escolhidos pelo seleccionador de então, Coronel Manuel da Luz Afonso, partem para a “maior aventura do futebol português a primeira participação numa fase final de futebol, na VIII edição da competição que foi disputada em Inglaterra. Transportam a esperança de milhares de portugueses pelo Mundo. Tendo alcançado um brilhante 3º. Lugar, ao baterem no jogo de atribuição da medalha de bronze a União Soviética por 2-1.  

3 comentários:

  1. O meu caro Amigo Mário, sempre atento à história, seja do desporto, seja de qualquer área de valor social, traz uma informação que, algumas vezes, está relacionada com a minha terra, Montijo. Assim, sobre o sr. Manuel da Luz Afonso, um alto dirigente do futebol nacional, que não sendo profissional, foi o seleccionador que até hoje alcançou a melhor classificação do país nas provas internacionais, tenho o grato prazer de o ter conhecido porque o pai, algarvio que veio para Montijo estabelecer-se com uma fábrica de preparação de cortiça, era sócio do sr. Queimado que foi presidente do Benfica. Eu era miúdo e via, algumas vezes, o senhor no Café Havaneza. Quanto ao posto de coronel, nunca ouvi falar em tal, pois desconheço se ele cumpriu serviço militar, até porque ele tinha um problema numa vista, usando sempre óculos desde muito novo. O meu Amigo não leve a mal estes pequenos e irrelevantes aconchegos às sua interessantes informações, que não têm outro objectivo senão o de ligar Montijo aos factos. Um abraço lusitano.

    ResponderEliminar
  2. E tudo aconteceu no mês anterior à minha ida para a Guiné em missão de soberania: de Agosto de 1966 a Agosto de 1968.
    Vivam todos que contribuem para a Glória de Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado aos dois companheiros das letras, pelas palavras sempre estimulantes. Quanto ao Amigo e Senhor Tapadinhas, agradeço todos os seus reparos, pois com os mais antigos é que venho aprendendo. Quanto ao facto do Senhor Manuel Luz Afonso, que foi dirigente do SL Benfica na época das conquistas dos títulos de Campeões da Europa de Clubes, pelos apontamentos que possui diz-me que ele foi Coronel...efectivamente não tenho mais indicações, contudo os meus agradecimentos. Se na eventualidade de eu estar equivocado na informação que prestei, peço desculpa, mas não devo estar longe da verdade.
    Um abraço fraternal aos dois,
    Mário Jesus

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.