segunda-feira, 18 de julho de 2016

ESPERÁMOS 18 ANOS PELO TÍTULO DE CAMPEÕES EUROPEUS HÓQUEI EM PATINS


Esperámos 18 anos pelo título de campeões europeus hóquei em patins
Foram necessários esperar cerca de 18 anos de completo "jejum", para Portugal voltar a sagrar de novo campeão da Europa de hóquei em patins, ao bater na final a Itália por 6-2, depois das nossas cores nacionais, terem estado em desvantagem ao intervalo por 0-2, e de terem conseguido dar a volta ao resultado e terem virado a marcha do mercador, de uma forma de grande classe, que com garra, determinação, vontade e força dos verdadeiros campeões e com a ajuda dos incansáveis adeptos portugueses, que esgotarem por completo o pavilhão, em todos os jogos em que Portugal jogava e que nunca se cansaram ao longo desta competição de darem o seu apoio, sempre importante, misturado com o cântico…, muito usual neste mês de Julho, o mês dos campeões da Europa…o tão repetido que foi, o já tradicional…"Heróis do mar, nobre povo/Nação valente e imortal/Levantai hoje de novo/O esplendor de Portugal/Entre as brunas da memória/Ó, Pátria, sente-se a voz/Dos teus egrégios avós/Que há-de guiar-te à vitória!


Vitória que nos fugia desde do ano de 1998. Efectivamente é verdade que desde de 1998, que data a última vez que a selecção de Portugal da modalidade de hóquei em patins, se sagrou campeão da Europa quando em Paços de Ferreira, bateu na final a Espanha.



Nesta 52ª Edição do Campeonato da Europa que foi disputado no pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, com as participações, no Grupo A, composto pela Alemanha; França; Inglaterra e Itália, no Grupo B, composto pela Áustria; Espanha; Portugal e Suíça.



Campeonato da Europa que nas primeiras 12 Edições teve o domínio completo da Inglaterra que de 1926 a 1939, dominou o panorama do hóquei em patins, tendo sofrido um reféns após o aparecimento das selecções de Espanha, Portugal e Itália.
Assim após esta 52ª. Edição, Portugal reforçou o pódio dos vencedores, tendo agora 21 títulos, contra 16 títulos da Espanha; 12 da Inglaterra e finalmente 3 títulos da Itália.



De salientar que este ano de 2016, fica ainda marcado nesta modalidade com a vitória dos clubes portugueses, o SL Benfica na Liga dos Campeões da Europa e na Taça CERS o Óquei Clube de Barcelos.


(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 18 de Julho de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição do jornal DESTAK de 21 de Julho de 2016)

MÁRIO DA SILVA JESUS



Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.