domingo, 10 de julho de 2016

FELIZMENTE PARA PORTUGAL, A CONQUISTA DA EUROPA NÃO É SÓ FUTEBOL


Felizmente para Portugal, a conquista da Europa não é só futebol
Mais uma vez ficou provado neste domingo, dia 10 de Julho, que o desporto em Portugal, não é somente e não está concentrado no futebol, para além de ser com um enorme orgulho, como português, ver a nossa selecção nacional de futebol, estar presente na final do XV Campeonato da Europa de futebol-UEFA-França 2016, contra "os donos da casa e da organização deste europeu", a França. Será que é desta vez que trazemos o "caneco" para a terra dos descobridores, navegantes, poetas, heróis e conquistadores deste mundo? Vamos a aguardar que sim, que será desta.

Mas temos o dever, e há que realçar e não passar de despercebida, para o desporto de Portugal, a vitória da atleta portuguesa Sara Moreira, que neste domingo, conquistou para o nosso País a medalha de ouro na prova da meia-maratona dos europeus de Amesterdão (Países Baixos), prova na qual igualmente uma outra portuguesa viu subir ao pódio a bandeira das quinas, ao ficar em 3º. Lugar na mesma prova e assim conquistar a medalha de bronze, que foi a igualmente a grande campeão da modalidade do atletismo a Jéssica Augusto. Na estreia da meia-maratona em Europeus, Sara Moreira completou o percurso em 1:10: 19 horas, tendo sido secundada pela italiana Verónica Inglese. 

Igualmente de enaltecer a conquista para Portugal, que no passado dia 6, nesta mesma edição, a 23.ª do certame, que decorre em Amesterdão, destes Campeonatos da Europa de atletismo a conquista de uma medalha de prata nos 10.000 m, com um novo recorde pessoal por larga margem para Ana Dulce Félix.

Tal como o atletismo, é desejo de todos os portugueses, que mais logo ao inicio da noite no Estádio de França, em Saint-Denis, os comandados de Fernando Santos, façam subir ao alto mastro a bandeira de Portugal e assim a conquista deste Campeonato da Europa. Mas, não irá ser tarefa muito fácil, o desfecho final deste jogo com a França, mas que eu, esteja completamente enganado.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 10 de Julho de 2016)

MÁRIO DA SILVA JESUS


2 comentários:

  1. O Amigo Mário, sempre em cima do acontecimento, num ecletismo que é de apreciar. Na verdade, o pessoal anda drogado com o futebol e não liga, o suficiente, às outras modalidades desportivas que nos honram. Haja quem esteja desperto e não esqueça o valor dos outros atletas que honram o nosso país. Mais uma vez, parabéns aos atletas que nos representam, e ao Mário, que contribui para os enaltecer, trazendo em destaque estas notícias. Um abraço lusitano.

    ResponderEliminar
  2. "olhe que não! olhe que não!"; a malta não anda drogada com o futebol! está em êxtase! e o caso não é para menos.
    Mas o que as nossas meninas e aquele gorducho menino fizeram no atletismo é de se lhes tirar o chapéu, bem como no ciclismo e na canoagem. Só que o feito ocorrido em França é tão grande - tão enorme - para tantos portugueses espalhados pelo mundo que vai elevar o sentimento de um povo como nação.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.