segunda-feira, 22 de agosto de 2016

DEVIA COMEÇAR-SE A INVESTIR NO DEPORTO NAS ESCOLAS EM PORTUGAL

Devia começar-se a investir no deporto nas escolas em Portugal
Terminaram mais uns Jogos Olímpicos, Rio 2016, da nossa frustração e descontentamento. Mas, efectivamente qual é o português que não gostava de ver a sua bandeira ser hasteada e poder ao mesmo tempo ser ouvida a "A Portuguesa", nestes 31º Jogos Olímpicos do Rio2016. Fosse qual fosse a modalidade ou qual o atleta a dar-nos esta grande alegria que seria a conquista de uma "medalhinha". Pois, infelizmente nada disto aconteceu, para frustração não só do nosso povo, como de decerto para os próprios atletas, que decerto tudo fizeram para alcançarem tamanha glória não só para eles, como para o próprio País, e que todos nós estávamos ansioso por ver tal façanha…que se tem vindo a repetir de jogos para jogos.


Mas o País, isto é, o erário público, que somos todos nós, não deixámos de gastar 17,7 milhões de euros com a preparação de uma centena de atletas, que vieram de mãos vazias, execpção feita à nossa judoca Telma Monteiro, que salvou "a honra do convento" trazendo na sua bagagem a medalha de bronze do nosso contentamento. Mas muito pouco para a aspirações de êxito da maior parte dos atletas que compuseram a comitiva Olímpica. Contudo, se pensarmos um pouco, a maior dos nossos atletas de algumas modalidades suportam muitas vezes a sua preparação do seu próprio bolso e muitas vezes prejudicando a sua própria vida profissional e muita das até familiares. Ser atleta de alto rendimento neste País do faz de conta, é mesmo uma questão de carolice, amor ao desporto e daí tirarem "dividendos" pessoais.



Como não há uma política séria do desporto em Portugal, não seria importante, começar logo, que já ontem, a serem investidas as verbas que agora foram gastas, em vão, nas escolas a preparar os nossos jovens, para daqui a umas próximas décadas, haver gente capaz de saber honrar a nosso País e a nossa bandeira, não quero afirmar que estes que estiveram presentes no Rio2016, não souberem honrar o País, nada disso, e os jovens de hoje saberem justificar o dinheiro gasto com as preparações?



Continuamos a não passar de um país de terceiro mundo...infelizmente… até no desporto.


(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 22 de Agosto de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição da revista SÁBADO de 25 de Agosto de 2016)
(Texto-opinião (resumido), publicado na edição da revista VISÃO de 25 de Agosto de 
  2016)
(Texto-opinião, publicado na edição Nrº. 46015 do Diário de Notícias da Madeira de 28 de        Agosto de 2016)

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.