terça-feira, 9 de agosto de 2016

UM PROMISSOR E GRANDE TALENTO DO FUTEBOL, CHAMADO ANDRÉ SILVA DO FC PORTO

                                                                 Resultado de imagem para andré silva
Tendo começado oficialmente a época de 2016/17, do futebol português, com a abertura da 1ª jornada da 2ª Liga, com o jogo entre o Sporting Olhanense e a Académica de Coimbra (1-2), na passada sexta-feira, seguindo-se os restantes jogos, no passado sábado e completada a jornada no passado domingo dia 7, com o jogo Desportivo das Aves-FC. Porto “B” (2-1), que encerrou assim a 1ª jornada desta 2ª Liga, na qual na época passada o FC Porto “B” se sagrou campeão deste escalão secundário.
No passado domingo dia 7 de Agosto em que tivemos finalmente a abertura propriamente dita da época de 2016/17, no escalão principal, com o jogo entre o SL Benfica e o Sporting C. de Braga, referente à final da Supertaça Cândido de Oliveira, que se realizou no Estádio Municipal de Aveiro, com a vitória do SL Benfica por 3-0, conquistando assim o clube da Luz a sua 6ª. Supertaça. Defrontando-se o tricampeão nacional o SL Benfica, e o vencedor da Taça de Portugal o Sporting C. de Braga. Jogo este, que deu o tiro de partida propriamente dito para a presente época.
Contudo os clubes nacionais, como é óbvio têm vindo a realizar alguns jogos de preparação nesta pré-época, com vista a aperfeiçoarem os mecanismos e às vastas experiências de novos jogadores e reforços nos seus planteis para a nova época.  
Não sendo porventura olheiro do seleccionador nacional Fernando Santos, ou decerto quero ser candidato a tal cargo, permitam-me contudo destacar nesta pré-época, a utilização do jovem André Miguel Valente Silva, jogador do FC Porto, que pertencendo na época passada à equipa “B”, tendo realizado 29 jogos e marcado 14 golos na 2ª Liga, e onde se sagrou campeão nacional naquele escalão, e sendo por mérito próprio um talento e o verdadeiro avançado nato que o futebol nacional necessita e reclama. Chamado à equipa principal do FC Porto, na época transacta, onde realizou 14 jogos, entre a 1ª Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.
André Silva, jogador cheio de potencialidades e talento e com grandes possibilidades de progressão e com o chamado “faro”, para as balizas, e para o golo, é efectivamente um promissor jogador, e porque não um forte candidato a ser chamado pelo seleccionador nacional Fernando Santos, que poderá decerto contar com este promissor jogador, com vista ao próximo apuramento de Portugal para o próximo Campeonato do Mundo, a realizar no ano de 2018 na Rússia, para além efectivamente do seleccionador dos Sub-21, Rui Jorge, contar com ele.    
Com o próximo compromisso da selecção nacional, que recentemente se sagrou campeã da Europa de futebol e para o jogo a realizar no próximo dia 1 de Setembro, no Estádio do Bessa Século XXI, na cidade do Porto, defrontando pela primeira vez, no historial dos dois países com a sua congénere de Gibraltar, e em jogo de carácter particular e que simultaneamente servirá
para ao mesmo tempo  mostrar às gentes do Porto, do troféu recentemente conquistado pela Selecção de Portugal. Não será, então motivo mais do que suficiente, pela pré-época já demonstrada pelo jovem e promissor jogador do FC Porto, André Silva, e pelos já oito golos alcançados, nesta pré-época, e pelo seu currículo como internacional das camadas de formação dos diversos escalões das selecções, tendo vestido a camisola de Portugal por 70 vezes, distribuídos pelos seguintes escalões. Nos Sub-16, internacional por 12 vezes; Sub-17 por 11 vezes; Sub-18 por 10 vezes; Sub-19 por 24 vezes; Sub-20 por 10 vezes e finalmente nos Sub-21 por 3 vezes.

Quem diz que não temos avançados no futebol português, com grandes aptidões natas para o golo? Vai decerto ser um caso sério não só para esta época na equipa principal do FC Porto, onde carrega já uma mística de um grande Dragão, como para selecção A de Portugal. Vamos a aguardar com serenidade, mas que é um forte candidato a ser chamado à selecção principal por Fernando Santos, não tenhamos dúvidas.

(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 9 de Agosto de 2016)



MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.