quinta-feira, 8 de setembro de 2016

DA INUTILIDADE DOS MUROS







A parede de um muro tem dois lados, não há volta a dar. Não há muros de uma só face, todos têm o lado de dentro e o de fora.

Fazem falta as paredes? Sim, para proteger das intempéries.
As paredes são fortes para não serem derrubadas, são altas para que não se possam saltar. Fortes e altas é bom se protegerem das intempéries.

Não sendo nestas situações, não se vê nenhum interesse na construção de muros com outros propósitos.
São inúteis e como tal aberrações.

Paredes no meio de nada ou a cortar caminhos, impedindo o acesso a um dos lados, ou aos dois, são ideias redundantes. Podem permanecer de pé interminavelmente, à custa de um poder qualquer exterior, mas continuam redundantes e é bom que saibam que se sabe disso.

Podem-se rodear rios, montes, vales, ilhas, praticamente tudo, com muros de grandes paredes, pintadas ou não. Pode-se mesmo confinar o mundo a viver emparedado.
Mas o pensamento não, e mesmo que se conseguisse, bastaria escapar um para tornar os muros ridículos e dar-lhes cabo da reputação.

Assim que não vale a pena construí-los se o que se quer preservar for o bem-estar, a qualidade de vida, a harmonia e as doses homeopáticas de felicidade que fazem um homem feliz. Basta deixar os campos abertos, sem obstáculos, e a livre circulação  com o tempo, vai encarregar-se de pôr os passantes em sintonia.

Não construam mais muros, não vale a pena.


REDONDO VOCÁBULO
www.luizrobalo.blogspot.com

5 comentários:

  1. Um grande viva às pontes. Abaixo os muros.
    E para si, Luís, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obstáculos! Já temos tantos na vida, para quê mais entraves?

    ResponderEliminar
  3. Lamentavelmente, nos cérebros de muitas pessoas que mandam nos países há um conjunto de muros que obstaculizam uma vivência mais humana e racional na sociedade. De vez em quando, porque têm capacidade de decisão e têm poder económico para os construir, dão ordem para que a obra avance. Os muros podem obstruir a passagem material, mas os sentimentos de revolta não são impedidos de circular.

    ResponderEliminar
  4. Os "outros" são trancados fora, ou serão os "nós" trancados dentro...?

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.