sábado, 10 de setembro de 2016

O CAPITALISMO É INDESTRUTÍVEL?

É uma luta muito desigual. Temos consciência. Não estamos em 1917, nem em 68, nem sequer em 74. O capitalismo está a levar claramente a melhor. Não apenas explora no campo económico como também nos controla as mentes. As novas tecnologias, os smartphones, a TV, os computadores, as imagens estão por todo o lado e dizem-nos o que temos que dizer e pensar como o "Big Brother". Uma grande parte dos que escapam ao domínio das imagens e da grande finança caem na depressão, em outras doenças mentais ou no suicídio. Em vez de trabalhar menos, o ser humano trabalha cada vez mais horas. Cada vez andamos mais ordenados, obedientes. As pessoas encontram-se menos. Só aqui e acolá há focos de revolta. À parte os fanáticos de Alá. As pessoas estão dormentes, domesticadas. Aceitam este mundo. O capitalismo parece indestrutível. Mas não é.

2 comentários:

  1. Só agora li esta perfeita síntese do amigo Pedro Ribeiro. Se acho perfeita, logicamente, concordo em pleno.Em relação ao esclavagismo e ao feudalismo,o capitalismo tem novas armas(aqui tão bem caracterizadas) para se perpetuar. Mas, tal como eles, não o conseguirá. Vai durar é ainda muito, e as consequências poderão ser catastróficas.Combatê-lo, é um imperativo moral.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.