segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A 10 DE OUTURBO DE1952 – Cientistas americanos planeiam viagem à Lua

Resultado de imagem para 1952 – Cientistas americanos planejam viagem à Lua




O Diário Popular de 10 de Outubro de 1952 insere um artigo da Reuter, datado da mesma data, anunciando que a primeira expedição do homem à Lua realizar-se-ia dentro 25 anos, de acordo com uma informação prestada por Wener von Braun, um dos maiores peritos do mundo de foguetões. Num artigo publicado na revista Colliers, von Braun descreve como o voo de cinco dias até à Lua poderia ser feito: três navios foguetões partiriam de uma estação no espaço, especialmente construída a 1720 quilómetros acima da superfície da Terra. Dois foguetões seriam equipados para a viagem de 382000 quilómetros e para o regresso. O terceiro, que não regressaria, seria ocupado por abastecimento e equipamentos. Cada navio aéreo teria 52 metros de comprimento e cerca de 35 de largura. Cinquenta cientistas e técnicos tomariam parte na primeira expedição, para permanecerem seis semanas na Lua.
Numa altura em a banda desenhada, então designada histórias aos quadradinhos, estava repleta de aventuras de viagens através do espaço, esta notícia inserida no Diário Popular encantou toda a geração de jovens, Não seria, no entanto, necessário esperara 25 anos para que os seres humanos atingissem a Lua: esse acontecimento seria concretizado, pela primeira vez, a 21 de Julho de 1969, utilizando para o efeito, uma pequena nave tripulada por três homens, dois dos quais pousaram no nosso satélite, enquanto o terceiro permanecia em órbita lunar.

1 comentário:

  1. Sempre informando o passado e o ser das coisas, bem como dos feitos alcançados pelo Homem.
    Um forte abraço
    JA

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.