segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A 3 DE OUTUBRO DE 1952 - Experiência atómica nas ilhas britânicas Monte Bello

Resultado de imagem para Experiência atómica nas ilhas britânicas Monte Bello


Um correspondente da Reuter, citado no Diário Popular de 3 de Outubro de 1952, descrevia assim a experiência atómica realizada nas ilhas britânicas Monte Bello: “Observei a explosão de um ponto […] a menos de 160 quilómetros […] O continente foi atingido por forte pressão de ar, quatro minutos e quinze segundos depois do clarão. Ao mesmo tempo, ouvimos um som como de um trovão e o choque do ar e do som foi suficientemente forte para magoar os ouvidos […] O primeiro clarão da explosão foi tão brilhante como segmento superior do Sol no acaso.”

A primeira experiência atómica (Projecto Manhattan) foi realizado a 07 de Maio de 1945 em Trinity Alamogordo, Novo México (EUA). A 06 de Agosto de 2945, foi lançada, sobre a cidade de Hiroshima (Japão), a primeira bomba com fins militares (Little Boy), à qual, até finais de 1946, já havia provocado 14.000 mortos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.