sábado, 29 de outubro de 2016

Quantos foram os desertores da Guerra Colonial?


Uma das quatro televisões que operam em Portugal anunciou que um estudo, levado a efeito para se saber quantos terão sido os desertores durante a Guerra Colonial, chegou ao número, se não me engano, de 8 639 mancebos, que deliberadamente se esquivaram às fileiras das Forças Armadas.
Questionado um desses desertores, ele, com um ligeiro sorriso nos lábios de ‘dever cumprido’, lá contou por que países deambulou, enquanto centenas de milhares de jovens passaram por terras do ex-Ultramar Português em missão de soberania.
Longe de querermos ferir susceptibilidades, não se compreendeu lá muito bem o relevo dado em hora nobre televisiva, nem qual terá sido o propósito de tal estudo, se só foi para se fazer história a tal lacuna, ou se uma hipotética representação de tais desertores quer, por exemplo, que a Pátria traída lhes erija um monumento ao desertor, ou até lhes outorgue subvenções vitalícias.


José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.