domingo, 6 de novembro de 2016

6 DE NOVEMBRO DE 1772 - Lei de Marquês de Pombal reforma os Estudos Menores em Portugal



Resultado de imagem para marquês de pombal


A Carta de lei de 6 de Novembro de 1772, mandada publicar por Marquês de Pombal, legislava sobre o recrutamento dos professores dos “estudos menores”, sobre as matérias a ensinar nas escolas “primárias” sobre a inspecção e controlo de aproveitamento e ainda sobre o ensino particular, relativamente ao qual o Estado impunha a sua tutela, não permitindo que se fosse mestre sem carta de capacidade passada pela Real Mesa Censória (para a qual passara a superintendência dos estudos menores em 1771) e obrigando os alunos do mesmo regime do ensino a passarem os exames necessários, caso desejassem entrar nos “estudos maiores”

1 comentário:

  1. Quando perdeu o poder o Marquês foi muito maltratado de tal forma que não podia sair das suas propriedades em Pombal. Passado pouco mais de um século, foi-lhe erigida na capital a maior estátua que esta cidade possui. A vida tem destas coisas e só passados muitos anos se reconhece o valor de alguns cidadãos que honraram a pátria. Na poesia, entre outros, temos Camões e Fernando Pessoa.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.