quinta-feira, 17 de novembro de 2016

ARRUACEIROS DESTE CALIBRE, FORA DO FUTEBOL PORTUGUÊS

Resultado de imagem para arruaceiros do futebol candal 2010
Infelizmente nesse momento e praticamente neste inicio de época, o futebol português vive decerto modo momentos rodeados e envolto por algumas e gravosas polémicas, controvérsias, muito agitação, e o futebol assim não é totalmente merecedor de ser tão mal tratado, por alguns agentes de grandes responsabilidades e que para mim começam a estarem a mais.
O primeiro caso da época, aconteceu logo na 2.ª- jornada em 21 de Agosto, quando no Estádio da Luz, no jogo ente o SL Benfica Vitória de Setúbal, jogo este que terminou com um empate de 1-1, com a arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol de Porto, a que o presidente do clube encarnado veio contestar à actuação desta árbitro, em que o presidente dos encarnados teceu duras críticas à equipa de arbitragem liderada pelo árbitro acima referido, tecendo duras criticas tendo considerado a prestação daquela equipa de arbitragem uma vergonha, não escondendo a revolta no final do jogo e ainda no camarote das águias, o líder do emblema das águias, dirigiu-se ao local onde se encontrava o vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Senhor João Ferreira, dirigindo-se a este alto responsável com palavras menos próprias, como, esta…”É uma vergonha…como é que nomeiam este tipo?” passei a citar. 
Mas aqui, neste caso concreto, não ficaram registadas quais queres imagens. O que é pena.
Segundo caso da época. A seguir o caso mais mediático devido “quiçá” às imagens difundidas praticamente a todos os momentos (passe a redundância), através dos órgãos da comunicação social, em especial pelos canais de televisão, ao que, aconteceu no passado dia 6 de Novembro, após o jogo referente á 10a. Jornada, realizado no Estádio José Alvalade, com a vitória clara e sem constatação da equipa do Sporting CP por 3-0 frente ao Arouca, que não teve casos especiais durante o encontro entre estas duas equipas. 
O pior veio depois, após o final do citado encontro, e já no acesso aos balneários, o confronto escusado entre os presidentes dos dois clubes, a darem um péssimo recital de má educação, pouco desportivismo, com troca de “galhardetes” que não se devia ver e pouco aconselhável.
Não estou em defesa ou contra seja de quem for, dos dois senhores, intervenientes destas muita más, e péssimos exemplos, de violência gratuita…mas uma pergunta fica no ar e se impõe, se eventualmente o presidente do clube de Alvalade, como afirma, estava a fumar, será que é permitido fumar em espaços fechados e logo junto às cabines?
Agora e por último o terceiro caso da época, e provavelmente o mais gravoso e “bicudo” para ser resolvido. Efectivamente, o que se está a passar em relação com este, Clube Futebol Canelas 2010? 
Canelas que é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com cerca de 6.901 km2 de área e com 13.459.
Estando o Canelas 2010, a disputar a Série 1, do campeonato distrital da Associação de Futebol do Porto-Divisão de Elite, gostava de ver ainda mais esclarecido, por qual o motivo que levou, a que as restantes 11 equipas que compõem esta série 1, se recusem a jogar com este clube?
Para já, quatro equipas dessa série 1, já fizerem falta de comparência, recusando terminantemente a jogar com o Canelas 2010, que comanda a respectiva série 1, com 31 pontos, quando já vamos na 11ª. Jornada, foram para já elas as que se recusaram a jogar,  o Maia Lidador; Serzedo; Valadares e Gondim, que com estas faltas de comparência forma punidas com o resultado de (3-0) e multa de 750 euros.
Numas imagens a que tive acesso, há algum tempo, num determinado jogo, e que já foram apagadas, existem efectivamente, para ali, pernas a mais juntamente com alguma agressividade semeado, entre os jogadores especialmente do Canelas 2010, e os adversários, que o árbitro pura e simplesmente ignorou. Que medo poderá meter assim tanto os jogadores do clube gaiense?
Devido ao facto dos clubes se recusarem a jogar com o Canelas (parece que o nome vem mesmo a propósito…que medo), vão expor o caso à FPF. Assim, vai haver muito trabalho na respectiva FPF, e muita tinta ainda irá correr e mais  quanto tempo, quando sabemos que a justiça, na nossa “terra” é lenta?
Fora com os arruaceiros do futebol português. Já.

(Texto-opinião, publidada na edição Nrº. 46100 do Diário de Notícias da Madeira de
  21 de Novembro de 2016)
(Texto-opinião, publicado na edição online, secção "Escrevem os Leitores" do Jornal  RECORD de 23 de Novembro de 2016) 

MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.