sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Honra a El Mundo

Tomo de empréstimo o "honra a..." do meu amigo Vítor Colaço Santos, que costuma usá-lo para homenagear pessoas, embora eu vá utilizá-lo para fazer o mesmo com uma instituição: o jornal espanhol El Mundo. Depois de dar à estampa o Football Leaks, mantem-se firme, apesar de estar muito mal acompanhado pelo resto da imprensa de "nuestros hermanos" mormente pela "madrileña".
Tenho pena desta última, especialmente pelo El País que era minha leitura mais ou menos assídua. Senti uma tristeza profunda quando, reagindo ao reclamado "linchamento" reclamado pelo director do El Mundo, o equivalente do El País ripostou que "cada jornal publica aquilo que entende publicar"! Fez-me lembrar os (alguns) republicanos que dizem que "a ética é a lei", quando todos sabemos que é muito mais! E a coragem também! Talvez por isso é que a linguagem jurídica, sob a capa dum pretenso rigor da mesma, arranja vários nomes para dissecar em eufemismos uma palavra que só tem um nome: corrupção. E, também por isso, o número de denúncias à Associação Integridade e Transparência seja diminuto, aumente bastante nos inquéritos do Ministério Público e... volte a cair nas condenações.
Termino com o "honra ao El Mundo" e a todos aqueles (poucos) que o acompanham na denúncia e... a levam ate ao fim!

Fernando Cardoso Rodrigues
( Enviado ao EXPRESSO, para eventual publicação, em 18/12. Esta não aconteceu.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.