terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A 17 DE JANEIRO DE1970 – Novo projecto de reforma do Ensino

Resultado de imagem para marcelo caetano biografia

A 17 de Janeiro de 1070, Marcello Caetano, num discurso proferido na rádio, informa o País da existência de um novo projecto de reforma do Ensino. As linhas gerais dessa reestruturação serão apresentadas pelo ministro da educação nacional José Veiga Simão, a 6 de Janeiro de 1971, da forma de dois textos destinados a proporcionar uma ampla e aberta discussão: O Projecto do Sistema Escolar e as Linhas Gerais da Reforma do Ensino Superior. Durante dois anos, estes dois documentos atarem a atenção de todos os portugueses, sendo ampla a amiudadamente discutidos nas escolas e nos diversos órgãos de comunicação social. O Diário de Lisboa, por exemplo, dedica-lhes a página 3 da sua edição nº 17634 de 26 de Janeiro de 1972. Em Abril de 1973, a reforma tornar-se-á, finalmente lei.
“No mundo português existem milhões de portugueses a instruir e a educar, existe uma imensidade de terras à espera  do desbravo […] Educar todos os portugueses, educá-los promovendo uma efectiva igualdade de oportunidades, independentemente das condições sociais e económicas de cada um, é o objectivos desta batalha de educação”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.