domingo, 15 de janeiro de 2017

CARTA ENVIADA AO DIRECTOR DO DN

Ex.mo Sr. Diretor

Devido a operação a uma hérnia inguinal, tenho estado nas ultimas duas semanas, retido. Primeiro no hospital, depois em casa. Devido a isso, não tenho, como habitualmente há anos o fazia, comprado o que era o nosso Diário de Notícias. Na passada sexta-feira, ouvi com estupefação e até indignação no Fórum da TSF, uma também dedicada e indignada leitora do DN, dizer que “ o centenário e prestigiado Diário de Notícias” tinha suprimido o espaço dos leitores.
Senhor diretor Paulo Baldaia,conheço uma boa parte dos leitores que escrevem para o DN e para outros jornais e revistas porque até já organizámos três Encontros Nacionais de Leitores/Escritores de Jornais, em Lisboa, Porto e Coimbra e Vamos para o quarto. Posso afirmar-lhe que toda essa gente, os mais dedicado leitores de jornais, não aceitam e muito menos compreendem, tal atitude. Sabemos da crise da Imprensa escrita, mas cortar substancial ou mesmo radicalmente a participação dos mais dedicados leitores? Para além do prejuízo para a democracia, não o será também para o próprio jornal? Bem, o senhor é que sabe como dirigi-lo. É verdade. E nós sabemos se o devemos continuar a comprar e a divulgar ou não…
Nesse mesmo dia em que ouvi a tão lamentável notícia, liguei logo aí para o jornal e falei com a Senhora secretária de direção, Elsa Silva ,que me ouvi com toda a atenção e concordou que deveria fazer chegar esta minha posição ao Senhor. É o que estou a fazer, na esperança de que tal decisão não seja irreversível.
Certo de que não deixará de responder, termino com toda a consideração.
Francisco Ramalho


4 comentários:

  1. O Francisco, como cidadão responsável, tal como a Céu, procuram legitimamente defender um espaço para que a nossa voz, a do povo, esteja presente na informação, ainda que de forma subsidiária, como tem sempre sido encarada pelos decisores. O espaço que nos têm concedido, é pouco, mas era algum. Porque não nos respeitam, porque não lhes interessa a voz do povo, desprezam a nossa voz. É o país que temos, que de degrau em degrau, se vai afundando. Felicito o Francisco e a Céu pelo seu esforço que é digno de ser realçado.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Amigo Tapadinhas pelo reconhecimento. A Céu fez uma importante denúncia pública.E se agora em vez de 1, 2 ou 3 protestos ao director, aparecessem lá 30 ou 40?

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo em pleno a legítima indignação do amigo José Ramalho e da Maria do Céu Mota em relação ao que se está a passar como DN. Uma vergonha afastarem os leitores do jornal é aprisionar de certo modo a liberdade de expressão. Um abraço para todos os participantes neste Blogue e faço aqui um apelo a todos que não aprovem a atitude do DN que escrevam para o seu Director a manifestar a vossa discordância com o afastamento dos leitores das páginas do DN.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.