sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A 10 de Fevereiro de 1985 - Mandela recusa liberdade sem ANC ser legalizado

Resultado de imagem para ANC MANDELA



Pressionado pela comunidade internacional, o governo sul-africano propõe a libertação condicionada de Nelson Mandela, dirigente do ANC, que se encontra na cadeia há 21 anos. A 10 de Fevereiro de 1985, em mensagem lida na cidade do Soweto pela sua filha, Nelson Mandela rejeita formalmente a sua libertação condicionada sem o ANC ser legalizado, alegando que “embora preze muito a sua liberdade, preza ainda mais a liberdade do povo sul-africano”.
O (ANC)-African National Congress, em português Congresso Nacional Africano (CNA) é o partido político que tem vindo a ser eleito para governar a África do Sul desde as primeiras eleições multirraciais realizadas em 1994. Há muitos anos que vinha a lutar contra o Apartheid naquele país, regime segundo o qual os brancos detinham poder, obrigando os restantes povos a viver separados, sem verdadeiros direitos de cidadania. Com a abolição do Apartheid em 1990, levada a cabo pelo presidente Frederik de Klerk, abrir-se-ia o caminho para as eleições de 1994, abrangendo toda a população daquele país.


1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.