sábado, 4 de fevereiro de 2017

A manha por Almada Negreiros

Chegou-me ontem via Nicolau Santos no Expresso Curto e a propósito da exposição "Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno".
Aqui vai, escrita pelo artista em 1933: "A nossa querida terra (Portugal) está cheia de manhas, de manhosos e de manhosas. E numa terra de manhosos não se pode chegar senão a uma terra de falsos prestígios".
PS: o meu falecido pai chamava-lhes, apropriadamente, "manholas"

Fernando Cardoso Rodrigues

2 comentários:

  1. O apelido Manhoso é muito corrente em Montijo, e já era usado no tempo em que esta actual cidade era a vila de Aldeia Galega. Há há mais de uma família assim denominada. Há mesmo uma sua colega, médica, que se chama Ilda Manhoso.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo seu comentário Joaquim! Verdadeiramente subtil! Afinal há verdadeiros Manhosos ( com maiúscula)! Razão tinha o meu pai para preferir o "manholas". Assim, com minúscula e aspas, os Manholas que possam tmbém existir saberão que me refiro aos verdadeiros, aos que têm manha e não aos que possuem apenas o apelido de que não têm culpa ( mas que eu não gostaria de ter para evitar confusões...)
    Grato pela argúcia ( sabe que o Dicionário Universal a coloca como sinónimo de manha?) do seu comntário!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.