quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A vingança

Lamentam-se este ano os 100 anos da revolução bolchevique e há quem celebre! Na derrocada do czarismo de Nicolau II as forças vitoriosas consultaram o povo e a corrente social-democrata (menchevique) ganhou as eleições, frente a um partido bolchevique (comunista) e aos socialista revolucionário; esta história é muito rica e ainda hoje nos trás ensinamentos muito úteis (naquilo que há a fazer e a evitar). Respeitando estes resultados foram criadas células de poder, os sovietes,  compostas por estas três correntes, só que, os bolcheviques de Lenin foram eliminando os seus adversários, pois detinham:  o Ministérios do Interior, Defesa, Justiça e...a polícia política! 

Lenin, um exímio estratega, definiu os seus aliados como de "idiotas úteis"!! O lider dos mencheviques, vencedor das eleições, foi atraiçoado, mas, hoje em Portugal, pode considerar-se vingado...A posição do nosso "menchevique" PM sobre a legislação laboral, denota o sentimento que, em eleições antecipadas, poderá prescindir dos "bolcheviques" e "socialistas-revolucionários", ou seja, do PCP e do BE!

Kerensky! passaram 100 anos mas a vingança chegou e, esta serve-se fria...

Ezequiel Neves

1 comentário:

  1. Comentar para quê, se o homem que escreveu o texto "não existe" neste espaço... Escreveu, encomendou a publicação e foi-se, novamente...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.