sexta-feira, 17 de março de 2017

A 17 de Março de 1939 - Assinatura do Pacto Ibérico




A 17 de Março de 1939, é assinado, em Lisboa, o Pacto Ibérico, um tratado de amizade e não-agressão entre Portugal e Espanha. Foram subscritores deste tratado, por parte de Portugal, António de Oliveira Salazar, que acumulava as funções de chefe do Governo e de Ministro dos Negócios estrangeiros e por parte de Espanha, o embaixador Don Nicolás Franco, irmão de Francisco Franco.

Dom Nicolás Franco foi um dos principais instigadores do golpe de estado de 17 e 18 de Julho de 1936, que haveria de dar início à chamada Guerra Civil Espanhola. Como embaixador de Lisboa, Nicolás obteve, da parte de Salazar, ajuda material para o Movimento Nacional liderado por Francisco Franco assim como a sua colaboração para a detenção de republicanos que atravessassem a fronteira entre os dois países ibéricos. Na altura da assinatura deste tratado, o conflito estava prestes a terminar, a 1 de Abril de 1939, com a vitória dos autodenominados nacionalistas ou Movimiento Nacional, Franco passou a desempenhar as funções de Regente do Reino, proclamando-se Caudilho de Espanha pela graça de Deus.

1 comentário:

  1. Isto chama-se história e ninguém pode perceber o presente sem conhecer o passado. É bom que estes acontecimentos estejam na memória do povo e das nações.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.