segunda-feira, 27 de março de 2017

A 27 DE MARÇO - COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DO TEATRO


Resultado de imagem para DIA MUNDIAL DO TEATRO 

Teatro, do  grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um actor ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de directores e técnicos, o espectáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.

                   *************************************************************
Teatro, é a arte de criar um quadro inteligível e ordenado da vida humana mediante a representação de uma acção fictícia. A palavra “teatro”, engloba praticamente tudo o que se relaciona com a produção do espectáculo teatral, com a arte e a técnica do autor, ao actor, do encenador, do cenógrafo, etc. O espectáculo teatral é fruto de uma arte complexa apoiada em grande diversidade de meios técnicos: à literatura dramática, (drama, comédia, tragédia, etc.), vai buscar o assunto que explicará ao nível verbal, mediante a arte de representar; depois lançará mão de mão de inúmeros recursos susceptíveis de valorizar e realçar o conteúdo teatral da peça, tais como a encenação, e indumentária, a maquilhagem, a luminotécnica, a dança, a música. A eficácia cultural e formativa desta arte é superior a qualquer das outras artes por causa da relação directa, vital, estabelecida entre actores e o público. Enraizado na inata tendência humana à limitação e á mímica, o teatro pode dizer-se quase tão antigo como a humanidade. As suas primeiras manifestações, documentadas, surgem num contexto religioso, associadas ao culto, tanto no Egipto, como na China e na India. Assim igualmente na Grécia, no século VII a.c. ligado ao culto de Dionísio, o mesmo vai suceder na Europa medieval quando o teatro se fazia nas igrejas evocando episódios bíblicos, vidas de santos e profetas. O Teatro greco-romano reavive no Renascimento, verificando-se a partir de então o florescimento desta arte que não cessa de dar excelentes e variadíssimos frutos. 
O Teatro em Portugal tem as suas raízes nos jogos, momos e entremeses da corte de D. Sanches I, mas cujos textos se ignoram. Alcançou expressão artística notável com Gil Vicente, nos começos do século XVI e é do final do mesmo século A CASTRO DE ANTÓNIO FERREIRA, considerada uma das melhores tragédias do teatro quinhentista europeu. Deve-se no entanto a Almeida Garrett, no século XIX, uma obra-prima teatral, O Frei Luís de Sousa.

(Texto, declamado pelo autor destas linhas no espectáculo dedicada ao Dia Mundial do Teatro em 27 de Março de 1994, na Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó- Almada)  


MÁRIO DA SILVA JESUS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.