quinta-feira, 2 de março de 2017

No Brasil, os jornais portugueses passam a ser censurados «a bem das relações luso-brasileiras»



Resultado de imagem para No Brasil, os jornais portugueses passam a ser censurados «a bem das relações luso-brasileiras»


A 2 de Março de 1933, o chefe da Polícia Central do Rio de Janeiro, que tinha a seu cargo o serviço de censura à imprensa, comunica que passaria a censurar os jornais portugueses que se editavam no Brasil. Esta determinação ocorrera, segundo afirma, “por sua própria iniciativa e sem que qualquer entidade estranha às suas funções lhe lembrasse ou insinuasse os seus direitos ou deveres de cortesia neste assunto”.
A 29 de Julho de 1926, o Estado Novo havia estabelecido a censura prévia em Portugal. Porém, os jornais portugueses que se publicavam no Brasil não estavam sujeitos a esta determinação, pelo que aproveitavam para inserir artigos críticos em relação à governação de Salazar. E, pois, muito provável que a censura prévia imposta pelo chefe da polícia do Rio de Janeiro tenha sido “sugerida” pelo governo de Portugal

1 comentário:

  1. Grandes "tentáculos" os do Estado (dito) Novo... E grandes "discípulos"...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.