terça-feira, 18 de abril de 2017

Ainda as vacinas e as "bolsas reservatório"

Ontem coloquei aqui um texto onde falava do surto de sarampo e das suas causas, relevando o facto destas residirem na presença de "bolsas" de não vacinados que não permitem a chamada imunidade de grupo e, assim, acentuam as morbilidade e mortalidade provocadas pela doença.
Ora este caso do sarampo é somente um exemplo - embora as características epidemiológicas sejam diferentes em diversas doenças - da resistência a vacinar por parte de cidadãos singulares mas também, talvez ainda mais, por grupos de cultura afim. Nestes últimos avulta a comunidade cigana embora, obviamente, não toda. Todos nós, médicos, conhecemos bem a resistência, muitas vezes passiva mas "firmemente teimosa" desta comunidade às vacinas. Num momento em que quase todos os artigos escritos sobre ciganos, vêem os seus problemas como resultantes dum racismo larvar ou explícito por parte dos "outros", é bom que também eles dêem o seu contributo para uma sociedade onde também vivem. Direitos e deveres "pari passu".

Fernando Cardoso Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.