terça-feira, 18 de abril de 2017

O passado do «trabalho do futuro»




“Passado e futuro do trabalho”, é o título de mais um importante artigo do professor Elisio Estanque no Público de 18/4/2017.

A sua importância decorre, desde logo, de incidir num tema sempre socialmente central e a merecer sempre mais reflexão (e acção…): o trabalho.

Desse excelente artigo, para além da sustentação histórica (ao mesmo tempo, retrospectiva e prospectiva) e sociológica que contém, releva o que o autor nos chama a atenção para o quanto (dedução do signatário), puxando o manto diáfano da retórica da "inovação tecnológica", da “uberização”, da “robótica, das startups do trabalho digital”, do "empreendedorismo" e da "economia colaborativa", etc.,, em muitos locais e situações de trabalho, se bem repararmos (e reflectirmos),.poderemos ver (basta entrar em certos call centers…) que, em matéria de condições de trabalho, no “trabalho do futuro” e “no futuro do trabalho” continua e provavelmente vai continuar a haver muita negação de “trabalho digno”, muito … trabalho do passado.

João Fraga de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças a quem quer que seja. Não serão considerados os comentários anónimos. Obrigado.