quarta-feira, 10 de maio de 2017

Com muita sorte, talvez 26 segundos

Segunda-feira, dia 8 de Maio de 2017. Para poder estar informado, habitualmente assisto enquanto almoço ao Jornal da Tarde da televisão pública RTP1. São 13 horas e o pivot como não podia deixar de ser abre o serviço noticioso com as eleições francesas de véspera durante 26 minutos (uma eternidade em televisão). Directos e mais directos, resultados definitivos, entrevistas e mais entrevistas, algumas novas e outras já vistas, "manif." repetidas vezes sem conta, etc. Trata-se de eleições importantes para a França? É obvio. E para a Europa? Aguardemos. Será por lá viverem muitos portugueses? Penso que sim. Irá a França com este novo Presidente encetar novas políticas para Europa? Vamos ver para crer. Poderá Portugal tirar dividendos? Duvido. Será que a televisão pública francesa abre os seus noticiários com os resultados das nossas eleições? Aposto que não - dobrado contra singelo. Com muita sorte, talvez 26 segundos e no fim do noticiário. O tempo demasiado que a nossa RTP1 dispensou à noticia, não é mais que um gesto de subserviência que nos devia envergonhar. Que dirá a isto António Costa, quando há dias num debate quinzenal acusou Victor Gaspar de se ter ajoelhado ao Ministro das Finanças alemão, quando sabe perfeitamente que qualquer um de nós é o que faria em iguais circunstâncias pois Schäuble, vitima de uma tentativa de assassínio durante uma campanha eleitoral, sofreu paralisia parcial e por isso desloca-se em cadeira de rodas obrigando com quem ele conversa muito próximo a tomar idêntica postura. Por isso, a acusação do nosso Primeiro-Ministro é infundada e politicamente desonesta e desleal com a qual qualquer pessoa de bem não poderá estar de acordo. Jorge Morais
 
Publicada no DN-M de 10.05.2017
 
 
                                                                         Ilustração do leitor Paulo Pereira

4 comentários:

  1. 26 minutos é, manifestamente, muito ( metade do noticiário). Mas que as pretéritas eleições francesas eram muito importantes para a Europa e para o mundo, também o reconheço. Já viu o que era uma nazi/fascista assumida à frente daquele importante País? Quanto ás palavras do António Costa, penso que eram metafóricas. Embora não goste nada da expressão, não acha que "qualquer pessoa de bem" pensará assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eram importantes, sei que sim e parece que ficou bem demonstrado na carta. Aliás, nem me referi aos imensos programas sobre o assunto durante a campanha eleitoral – 1ª e 2ª volta que mais parecia que as eleições eram nossas. Mas isto é uma opinião pessoal que nem sequer a coloquei na carta muito embora me pudesse a ela referir. A sua observação deixa de ter sentido pois se reparar, começo a carta com a data do noticiário – pós eleições, daí não se ter justificado 26 minutos. Sobre a expressão “qualquer pessoa de bem” colocada após a justificação que dá ao que disse António Costa na AR “penso que eram metafóricas” é a sua opinião que vista por esse prisma, eu não seria pessoa de bem por não a ter visto com esse sentido. Aliás, o seu comentário era aqui que queria chegar - advogado de AC. Mas olhe que não é por se ser 1º Ministro que se passa a ser pessoa de bem. Basta ver as opiniões sobre o anterior.

      Eliminar
    2. Não Jorge Morais, da frase "pessoa de bem", não gosto simplesmente pois divide as pessoas em "de bem" e " não de bem". Ao usá-la, retirei-a do seu texto onde a utilizou exactamente no mesmo sentido de que me diz eu a ter usado para consigo, ou não? E quanto a eu querer ser advogado ( de defesa de AC), neste caso é mesmo isso. Outros serão de acusação, como foi o seu caso. Mas bem sei que não é por se chegar a 1º ministro que se é, no sentido que dá à expressão de que eu não gosto, "pessoa de bem". Senão como teria aportado a esse cargo, Passos Coelho? Ou, se quisermos recuar muitos anos, A. O. Salazar?

      Eliminar
    3. A sua resposta apenas confirma aquilo que eu já sabia. Que temos critérios diferentes em analisar o que dizem ou fazem aqueles com quem nos identificamos, como com quem não nos identificamos. Chama-se a isto ser independente. O que para si, e a prova está neste exemplo, é impensável. Até sei, sem me dizer, os 1º Ministros que para si são gente de bem. . .

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.